Bebé de 20 dias morre em barco que tentava entrar em Itália

A mãe, de 19 anos, e o bebé estavam a tentar chegar a Itália para procurar tratamento para os problemas de saúde da criança. 

Um bebé, de apenas 20 dias de idade, foi encontrado morto, esta quinta-feira de madrugada, num barco de imigrantes. A mãe, de 19 anos, partiu da Costa de Marfim em direção a Itália, devido aos problemas respiratórios do recém-nascido.

A mãe e o filho estavam a tentar chegar a Itália para procurar tratamento para os problemas de saúde do bebé. Segundo a imprensa internacional, o cadáver foi examinado por médicos e não apresentava quaisquer sinais de maus-tratos, sendo a hipotermia a causa da morte mais provável. 

É a segunda morte de refugiados que acontece esta semana por hipotermia. Na quarta-feira, uma mulher que viajava num barco, juntamente com outros emigrantes – resgatados no mar Mediterrâneo – acabou por morrer depois de ter sido levada de urgência para um hospital da ilha italiana Lampedusa. 

Note-se que o novo governo italiano de extrema-direita, liderado pela primeira-ministra Giogia Meloni, acusa as organizações humanitárias de estimularem o aumento de refugiados ao resgatarem os refugiados no mar, e decidiu não autorizar ou não responder aos seus pedidos para atracar em portos italianos.