AMN e Marinha alertam para o agravamento da agitação marítima

Tanto no continente, como no arquipélago, “são esperados ventos que poderão registar uma intensidade média de até 75 quilómetros por hora e rajadas até 135 quilómetros por hora, proveniente do quadrante sudoeste”.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertaram esta sexta-feira para um agravamento das condições meteorológicas e de agitação do estado do mar em Portugal continental e nos Açores. 

De acordo com um comunicado hoje divulgado, "o aviso do agravamento das condições meteorológicas e do estado do mar está previsto iniciar-se cerca das 18h00 de sábado e irá manter-se até às 18h00 de domingo". A agitação marítima será caracterizada por ondas com altura de entre quatro a seis metros. 

No arquipélago dos Açores, o aviso tem início às 18h00 de hoje e prolonga-se até à mesma hora de domingo, com uma ondulação que poderá rondar entre os oito e os 14 metros. 

Tanto no continente, como no arquipélago, "são esperados ventos que poderão registar uma intensidade média de até 75 quilómetros por hora e rajadas até 135 quilómetros por hora, proveniente do quadrante sudoeste".

As autoridades deixaram ainda um conjunto de conselhos conselhos para a comunidade:

Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;
Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.​