Contabilizadas 560 vítimas mortais desde inicio do ano nas estradas

“No entanto, nos últimos 10 anos ainda morreram nas estradas portuguesas 6.089 pessoas. Tivemos mais 315 mil acidentes”, adiantou Jorge Jacob, assegurando que “é possível chegar a vítimas zero”. 

Desde o início do ano foram registadas 560 vítimas mortais, número superior ao registado em 2019, disse esta terça-feira o presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).  

 "Temos a lamentar cerca de 560 vítimas mortais desde o princípio do ano até agora", afirmou Jorge Jacob, em comunicado, num 'briefing' operacional de balanço da operação de Natal e apresentação da operação Ano Novo. 

"Se compararmos com as 515 de 2019, que é o nosso ano de referência porque 2020 e 2021 são anos atípicos, penso que estamos num bom caminho. Cada vítima mortal continua a ser efetivamente uma vítima mortal a mais, não devem acontecer vítimas mortais na estrada, nem feridos graves, mas, efetivamente, estamos a ir no bom caminho", disse o responsável.  

Tem ainda sido feito, em Portugal, um "progresso notável" ao nível da segurança rodoviária, com o número de vítimas mortais a ter decrescido "81%" nos últimos 25 anos". 

"No entanto, nos últimos 10 anos ainda morreram nas estradas portuguesas 6.089 pessoas. Tivemos mais 315 mil acidentes", adiantou Jorge Jacob, assegurando que "é possível chegar a vítimas zero". 

Recorde-se que a operação Natal decorreu entre 19 e 26 de dezembro, período em que se registou, nas estradas portuguesas, 12 vítimas mortais, mais uma vítima do que no ano passado e menos 109 feridos.