Turismo. Atividade ainda não superou os níveis de 2019 mas esteve perto

Dados preliminares do INE mostram que as dormidas aumentaram 86,3% face a 2021 e ficaram muito próximo dos níveis de 2019: -0,9%.

No conjunto do ano de 2022, os estabelecimentos de alojamento turístico registaram 26,5 milhões de hóspedes e 69,5 milhões de dormidas, que se traduziram em aumentos de 83,3% e 86,3%, segundo os dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta terça-feira.

Comparando com 2019, os hóspedes decresceram 2,3% e as dormidas diminuíram 0,9% (+8,6% nos residentes e -5,0% nos não residentes), o que significa que, apesar de o turismo ainda não ter atingido os valores alcançados em 2019, esteve muito perto.

Ainda no conjunto do ano, o INE revela que foram registados aumentos nas dormidas de residentes em todas as regiões, face a 2019. Nas dormidas de não residentes, os principais crescimentos verificaram-se na Região Autónoma dos Açores (+5,1%), Região Autónoma da Madeira (+4,5%) e Norte (+4,3%) e, em sentido contrário, as maiores diminuições observaram-se no Centro (-13,1%) e Algarve (-11,3%).

No que diz respeito a mercados, o Reino Unido manteve-se como principal mercado emissor em 2022, representando 19,3% das dormidas de não residentes, quase triplicando face a 2021 (+191,9%; -4,0% face a 2019). Seguiram-se os mercados alemão (11,5%), espanhol (10,8%) e francês (9,3%). O maior crescimento registou-se no mercado norte americano (peso de 7,5%), que aumentou 327,4% (+26,9% face a 2019).

Fazendo as contas apenas ao mês de dezembro, o setor registou 1,6 milhões de hóspedes e 3,7 milhões de dormidas, crescimentos de 44,2% e 44,6%, respetivamente. Face a dezembro de 2019, registaram-se crescimentos de 1,9% e 5,5%, respetivamente.

Nesse mês, o mercado interno contribuiu com 1,4 milhões de dormidas e aumentou 28,3% e os mercados externos totalizaram 2,3 milhões de dormidas (+57,1%).  Face a dezembro de 2019, observaram-se aumentos de 11,4% nas dormidas de residentes e 2,1% nas de não residentes.