Ministério da Educação reúne-se hoje com todos os sindicatos

Os professores estão em greve desde dezembro, para exigir melhores condições de trabalho e salariais, o fim da precariedade, a progressão mais rápida na carreira e a contagem integral do tempo de serviço.

O Ministério da Educação vai reunir-se , esta quinta-feira, com as 12 organizações sindicais que estão a participar nas negociações sobre o regime de concursos e colocação para uma nova ronda negocial, avança a Lusa.

É a quarta ronda negocial para a revisão do regime de recrutamento e mobilidade de pessoal docente e, pela primeira vez nestas negociações, o ministro da Educação e secretário de Estado vão sentar-se à mesa, esta manhã, no ministério com todas as organizações sindicais em simultâneo.

As negociações tiveram início em setembro e na última reunião, em 20 de janeiro, o ministro João Costa apresentou um conjunto de propostas que incluem, o aumento do número de quadros de zona pedagógica, de 10 para 63, reduzindo a sua dimensão, a fixação de docentes nos quadros de escola em 2024, a integração de 10 mil professores e o aumento das vagas de acesso aos 5.º e 7.º escalões.

Os sindicatos não ficaram convencidos e, criticaram a tutela por não apresentar respostas para as principais reivindicações dos professores, sobretudo quanto à contabilização de todo o tempo de serviço que esteve congelado.

Desta forma, as organizações decidiram manter as greves em curso, estando atualmente a decorrer quatro paralisações convocadas por vários sindicatos.

Os professores estão em greve desde dezembro, para exigir melhores condições de trabalho e salariais, o fim da precariedade, a progressão mais rápida na carreira e a contagem integral do tempo de serviço.

Está também a decorrer uma greve por distritos, que termina na próxima semana.

Foram, entretanto, decretados serviços mínimos para a greve do STOP, em vigor até ao final da semana.