União Europeia quer assinalar um ano de invasão com novo pacote de sanções à Rússia

Rússia “terá de pagar pela destruição que está a causar, e terá de contribuir para a reconstrução da Ucrânia”, disse a presidente da Comissão Europeia.

Para assinalar um ano desde o início da invasão da Ucrânia, a União Europeia (UE) está a planear adotar o décimo pacote de sanções à Rússia. 

Em conferência de imprensa conjunta com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse em Kiev que a UE vai continuar a fazer o Presidente russo, Vladimir Putin, pagar pela sua guerra, com a adoção de novas sanções ainda este mês. 

"Antes da Rússia começar a guerra, alertámos muito claramente sobre os custos económicos enormes que iríamos impor em caso de invasão, e hoje a Rússia está a pagar um preço elevado, à medida que as nossas sanções estão a asfixiar a sua economia", disse a responsável, naquela que foi a sua quarta visita ao país desde o início da invasão russa.  

"E vamos levar a pressão ainda mais longe. Vamos introduzir, com os nossos parceiros do G7, um limite de preço adicional aos produtos petrolíferos da Rússia e, a 24 de fevereiro, exatamente um ano desde que a invasão começou, contamos implementar o décimo pacote de sanções", acrescentou, dizendo ainda que "a Rússia também terá de pagar pela destruição que está a causar, e terá de contribuir para a reconstrução da Ucrânia". 

"Para tal, estamos a explorar com os nossos parceiros como usar os bens públicos da Rússia [congelados pela UE no quadro das sanções] em benefício da Ucrânia", concluiu. 

Recorde-se que na segunda-feira, a UE decidiu prolongar por mais seis meses as sanções que visam setores específicos da economia da Rússia, em vigor desde 2014, por ocasião da anexação da Crimeia.