PSP apreende um milhão de euros em operação de combate ao crime financeiro

Foram detidas dez pessoas. 

A Polícia de Segurança Pública deteve, na quarta-feira, dez pessoas no âmbito de uma operação de combate ao crime económico. 

Em comunicado enviado às redações, a autoridade explica que "foi possível apreender centenas de materiais informáticos e cerca de um milhão de euros que já se encontrava convertido em criptomoedas". 

O grupo dedicava-se "à prática de burlas qualificadas e crimes económicos e financeiros”, refere a nota, com a PSP a adiantar que o esquema funcionava "através de uma falsa empresa corretora de ações na bolsa, cujo único propósito era burlar os seus clientes e despojá-los do dinheiro investido". 

"As vítimas eram selecionadas através de aplicações de dados que indicavam aos operacionais desta rede não só os seus números de contacto, mas também os seus 'hobbies', interesses, capital financeiro e perfil psicológico", pode ler-se. 

Foi possível perceber, após contacto com as vítimas, que “muitas delas ficaram numa situação económica muito debilitada". 

Os detidos são oito homens e duas mulheres, com idades entre 20 e 40 anos, e vão ser presentes esta sexta-feira ao Tribunal de Lisboa para conhecerem as respetivas medidas de coação.