Lisboa está “extremamente preparada” para eventual sismo, frisa Moedas

Moedas disse ainda que Lisboa tem um programa municipal de promoção da resiliência sísmica do parque edificado privado e municipal e infraestruturas urbanas municipais – o ReSist – para “reforçar toda a proteção sísmica dos edifícios”, incluindo “o mapeamento de todos os edifícios que não estão ainda reforçados”. 

Carlos Moedas disse esta quarta-feira que a cidade de Lisboa está “extremamente preparada” para um eventual sismo de grande escala, semelhante ao que aconteceu esta semana com a Turquia.  

“Gostava de deixar aqui alguma tranquilidade sobre a preparação que Lisboa tem em relação a potenciais sismos, e todos nós sabemos que vivemos numa zona do país em que estes sismos podem acontecer. Como engenheiro civil e como alguém que trabalhou nesta área, a nossa cidade está extremamente preparada depois dos anos de 1980, infelizmente não nos bairros mais antigos, mas muito, muito, preparada em termos de engenharia e de construção", disse o presidente da câmara de Lisboa, quando falava numa reunião pública descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa, para audição de munícipes das freguesias de Santa Maria Maior, Santo António, São Vicente e Misericórdia, ao ser questionado por um cidadão sobre aa situação.  

"Acredito que existam planos de emergência, mas acho que isso não chega à população, pelo menos eu não tenho conhecimento", disse munícipe Henrique Sousa, questionando sobre a sensibilização da população para este tipo de desastre.  

Moedas disse ainda que Lisboa tem um programa municipal de promoção da resiliência sísmica do parque edificado privado e municipal e infraestruturas urbanas municipais – o ReSist – para "reforçar toda a proteção sísmica dos edifícios", incluindo "o mapeamento de todos os edifícios que não estão ainda reforçados".