Nove mortos e 15 feridos em acidente no centro de Moçambique

Os índices de sinistralidade rodoviária em Moçambique são classificados como dramáticos por várias organizações.

Pelo menos nove pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas num acidente de viação esta quinta-feira, no distrito de Gondola, na província de Manica, avança a Lusa.

O acidente ocorreu por volta das 12:30 locais (10:30 em Lisboa), quando um camião de transporte de mercadorias se despistou e embateu contra um mercado informal à beira da Estrada Nacional 6, explicou à Lusa o porta-voz da PRM na província de Manica, Mateus Mindú.

No local, segundo a mesma fonte, 24 pessoas, entre comerciantes informais e "moto-taxistas", foram atropeladas pelo camião, que também destruiu alguns edifícios, incluindo a Praça dos Professores.

"Das nove pessoas que perderam a vida, duas eram crianças. Das 15 pessoas que ficaram feridas, fomos obrigados a transferir 11 para o Hospital Provincial de Chimoio, três dos quais em estado grave. Os outros que ficaram aqui têm ferimentos ligeiros", disse Arnaldo Miguel, diretor clínico do Hospital Distrital de Gondola, citado pela Rádio Moçambique.

Os índices de sinistralidade rodoviária em Moçambique são classificados como dramáticos por várias organizações.

O excesso de velocidade e condução sob efeito de álcool são tidos pelas autoridades como as principais causas dos acidentes.