O apoio de Lisboa a Kiev

O Ministério da Defesa disponibilizou ao Nascer do SOL a lista das ajudas de Portugal à Ucrânia.

O auxílio que Portugal tem prestado à Ucrânia consta de equipamentos de proteção (capacetes, coletes balísticos, óculos de visão noturna), armamento (espingardas automáticas, metralhadoras pesadas, acessórios diversos), munições, equipamento de comunicações, equipamento médico e sanitário, e veículos aéreos não tripulados (drones). Isto, no primeiro semestre de 2022.

No segundo semestre de 2022, viaturas blindadas de transporte de pessoal M113 (14 un.) e kits de primeiros socorros de combate.

No primeiro trimestre de 2023, geradores para produção de eletricidade (62/200KvA) (8 unidades), equipamento médico e sanitário e munições.

Este equipamento perfaz o total de 331 050 quilos. Por fim, na secção de ‘material para entrega’, encontramos viaturas blindadas de transporte de pessoal M113 (14 unid.), helicópteros pesados multipropósito (KA32A11BC) e carros de combate Leopard 2A6 (3unid.) no total de 381 500 quilos (estes já na Alemanha).

Em relação ao treino, à assistência médica e outras formas de apoio, o Ministério da Defesa lembra que «Portugal integra a Missão da União Europeia de assistência militar à Ucrânia (EUMAMUkraine)», e «a formação a ministrar compreende instrução inicial, inativação de engenhos explosivos, proteção Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), e formação na área médica».

Há igualmente «disponibilidade para treino em carros de combate Leopard 2», «disponibilidade para receber no Hospital das Forças Armadas até 40 soldados ucranianos feridos em combate» e «capacidade de alojamento de emergência em unidades militares para até 300 pessoas, para o acolhimento inicial de cidadãos ucranianos em Portugal».