A ida de Marcelo Rebelo de Sousa à Ucrânia foi a única de cinco viagens que não obteve unanimidade dos partidos.
Zelensky deverá reunir-se com o presidente Volodymyr Zelensky, o primeiro-ministro, Denys Shmyhal, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba para discutir a contraofensiva em curso e os esforços de reconstrução.
A Rússia enfrenta há diversos anos uma onda de repressão, que assumiu proporções ainda maiores com o início da ofensiva na Ucrânia.
De acordo com a lei, homens ucranianos de 18 a 60 anos podem ser mobilizados a qualquer momento e estão proibidos de sair do território nacional.
Estas declarações foram interpretadas como uma forma de pressionar a Polónia, o principal país do flanco leste da NATO e um dos mais maiores apoiantes da Ucrânia.
Segundo o Presidente da câmara da capital ucraniana, Vitali Klitschko, também “se ouviram” na zona de Kiev os sons das explosões, escreveu no Telegram.
O porta-voz das Forças Armadas ucranianas, coronel Mykola Ourchalovitch, revelou que o avanço enquadra-se na contraofensiva das tropas ucranianas, descrevendo que estas “continuam a levar a cabo operações ofensivas” em direção a Melitopol.
Suspeitos confessaram que forneceram informações a Kiev.
Ataque russo, de acordo com o Estado Maior do Exército ucraniano, contava com 17 drones.
Ataque matou pelo menos onze pessoas.