Diocese de Coimbra recebeu lista com sete padres suspeitos

Cinco já morreram

A Diocese de Coimbra informou, este sábado, que recebeu da Comissão Independente uma lista com sete nomes de sacerdotes suspeitos de abuso de menores, dos quais cinco já morreram.

Um dos restantes dois nomes diz respeito a um sacerdote “que foi sujeito a investigação pelo Ministério Público e também a investigação prévia canónica, tendo nas duas instâncias seguido para arquivamento”, segundo o comunicado daquela diocese.

Por último, o sétimo nome diz respeito a um padre que continua em funções, depois de terem sido pedidos mais dados à Comissão Independente, que os envio a 9 de março.

“Dessas informações conclui-se que não foi praticada nenhuma forma de abuso sexual de menor. Por esse motivo não lhe foram impostas medidas cautelares, embora esteja em curso a investigação prévia canónica”, lê-se ainda.

A Diocese de Coimbra aproveita ainda a ocasião para renovar “o seu pedido de perdão às vítimas e manifesta total disponibilidade para as acolher, acompanhar e ajudar a reparar os danos que lhes foram causados por membros da Igreja".

{relacionados}