Apreendidos de mais de 400 artigos contrafeitos vendidos nas redes sociais

Uma mulher de 35 anos foi constituída arguida e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Faro.

A Unidade de Acção Fiscal (UAF), através do Destacamento de Acção Fiscal (DAF) de Faro, apreendeu, na quarta-feira, mais de 400 artigos contrafeitos, em Faro.

Na sequência de uma investigação de crimes contra a propriedade industrial de contrafação, imitação e uso ilegal de marca, “que decorria há cerca de um ano, os militares da Guarda apuraram que uma mulher vendia diversos artigos contrafeitos, nomeadamente de roupa, calçado e acessórios de moda, através das redes sociais”, revelou a GNR.

No decorrer das diligências realizadas foi dado cumprimento a três mandados de busca, uma domiciliária e duas em veículos, onde foi possível detetar e apreender 411 artigos contrafeitos, um telemóvel e vários elementos de prova documental.

O valor dos artigos apreendidos é superior aos 9.400 euros sendo que a sua introdução no mercado, “através dos circuitos comerciais marginais, terá causado um prejuízo ao Estado Português em sede de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), num valor aproximado de 2.162 euros”, garante a autoridade.

Uma mulher de 35 anos foi constituída arguida e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Faro.