Dois concelhos de Faro com risco máximo de incêndio

Apesar disso, as temperaturas podem chegar aos -1ºC na Guarda

Dois concelhos de Faro com risco máximo de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta quinta-feira mais de 30 concelhos em perigo elevado de incêndio. 

No distrito de Faro, Tavira e São Brás de Alportel apresentam perigo máximo de incêndio rural e os concelhos de Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Loulé, Alcoutim e Castro Marim estão em perigo muito elevado de incêndio.

Nesta mesma categoria estão os concelhos de Sardoal e Mação, em Santarém, e o de Gavião, em Portalegre. 

A escala de perigo de incêndio é determinada pelo IPMA e tem cinco níveis, que vai de reduzido a máximo. Os cálculos são feitos através da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Em termos de clima, está previsto para esta quinta-feira períodos de céu muito nublado e aguaceiros fracos a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, assim como vento vindo de noroeste, por vezes forte no litoral e terras altas, descida de temperatura e formação de geada no interior Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os -1ºC na Guarda e os 10ºC em Faro, Lisboa, Aveiro e as máximas entre os 11ºC na Guarda e os 22ºC em Faro