Centenas de peixes mortos dão à costa em Matosinhos

Marinha descarta a possibilidade de contaminação da água.

Centenas de sardinhas deram à costa na praia de Matosinhos, no Porto, na manhã de terça-feira. O comandante da Marinha, Sousa Luís, afirmou em declarações à agência Lusa, que “há uma mancha de peixes mortos no areal da praia", acrescentando que elementos da Polícia Marítima já estão a deslocar-se ao local para averiguar a causa.

O pescado morto que apareceu na praia de Matosinhos é a “sardinha”. A Marinha reforça que a causa mais provável será a queda acidental ou intencional de uma embarcação, já que “não há indícios de água contaminada por causa da quantidade baixa de peixes mortos”.

Quem fez a “queixa” foi um banhista que se encontrava de manhã no local onde reparou em “centenas de peixes mortos ao longo de vários metros da praia, junto ao mar, onde crianças e adultos banhavam” sublinhando que “há muito peixe morto na água”.

A pesca da sardinha reabriu esta terça-feira, com um conjunto de limites diários para a descarga e venda podendo ser suspensa caso, por exemplo, a quota se esgote.

A remoção das sardinhas mortas será feita pela Câmara Municipal de Matosinhos.