Zelensky considera óbvia a adesão da Ucrânia à União Europeia

Zelensky considerou que a unidade e os valores da Ucrânia, “mesmo em condições de guerra”, são os mesmos que os da Europa.

Zelensky considera óbvia a adesão da Ucrânia à União Europeia

O Presidente da Ucrânia defendeu que a adesão do seu país à União Europeia é óbvia e acontecerá "em breve".

Zelensky considerou que a unidade e os valores da Ucrânia, "mesmo em condições de guerra", são os mesmos que os da Europa.

"Quando aplicamos uma reforma de descentralização no nosso país, concentramo-nos nas melhores práticas europeias de governar (…). Atualmente, o sistema de governação na Ucrânia, mesmo em condições de guerra, corresponde ao sistema europeu de democracia (…). A nossa unidade, os nossos valores comuns, as nossas regras de vida comuns são bons exemplos. Estou certo de que todos eles nos darão em breve um resultado óbvio, que é a plena adesão da Ucrânia à UE", afirmou o Presidente da Ucrânia numa mensagem vídeo para o Comité das Regiões Europeu.

Esta mensagem foi transmitida no segundo dia da 155.ª sessão plenária que teve início quarta-feira e decorre em Bruxelas, onde o Presidente agradeceu a este órgão por apoiar a Ucrânia "neste caminho de integração".

"E também tenho a certeza de mais uma coisa: A Ucrânia será uma parte da Europa de tal forma que não permanecerá uma única ruína", disse Zelensky.