Ucrânia e UE exigem à Rússia que devolva as crianças alegadamente raptadas

Numa declaração conjunta, esta quinta-feira, Ursula von der Leyen e Volodymyr Zelensky defendem que “qualquer criança tem o direito de ser livre, protegida”, mas que “a guerra de agressão da Rússia está a privar as crianças ucranianas desses direitos”.  

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Criança, o Presidente da Ucrânia e a Presidente da Comissão Europeia exigiram que a Rússia devolva as crianças ucranianas que alegadamente raptou. 

Numa declaração conjunta, esta quinta-feira, Ursula von der Leyen e Volodymyr Zelensky defendem que "qualquer criança tem o direito de ser livre, protegida", mas que “a guerra de agressão da Rússia está a privar as crianças ucranianas desses direitos".  

A nota diz ainda que os dois responsáveis "condenaram veementemente a deportação ilegal e transferência de crianças ucranianas, mais um crime na lista de crimes de guerra da Rússia". 

"Vai chegar o momento de levar à justiça os perpetradores desses crimes […], saudamos a criação do Centro Internacional para a Acusação do Crime de Agressão contra a Ucrânia", diz ainda a mesma publicação.