Efacec vendida à alemã Mutares

Estado injetou 132 milhões de euros na Efacec, a que se somam mais 85 milhões de euros em garantias.

Esteve três anos na mão do Estado e acabou por ser vendida. A Efacec passa agora para a alçada da empresa alemã Mutares, deixando pelo caminho os fundos Oaktree e o Oxy Capital e também o agrupamento nacional da Visabeira-Sodecia.

“O Conselho de Ministros aprovou hoje, por via eletrónica, a resolução que seleciona a proposta para a aquisição da Efacec Power Solutions, SGPS, S.A., apresentada pela Mutares”, revelou o Ministério da Economia em comunicado.

E acrescentou que “a presente resolução aprova a minuta do instrumento jurídico a celebrar para efeitos de concretização desta venda, e autoriza a Parpública a realizar as diligências ainda necessárias à conclusão da operação”.

“Hoje decorreu um Conselho de Ministros eletrónico que seleciona a proposta apresentada pela alemã Mutares para a privatização da Efacec”, afirmou o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, em conferência de imprensa.

Sobre a escolha, disse: “Eles estudaram a empresa e querem apostar no seu desenvolvimento nos mercados alvo para alavancar o seu volume de negócios, nomeadamente a Alemanha e os Estados Unidos”, disse.

E lembrou que o Estado investiu 132 milhões de euros, a que se somam mais 85 milhões de euros em garantias.

E já no mês passado tinha adiantado que não ia vender a empresa “por peças”, esperando uma “solução equilibrada”. “Recuso liminarmente a venda por peças ou em partes. Nunca foi esse o projeto. [A ideia] é vender a totalidade da empresa, mas assegurar a sua continuidade em Portugal”.

A operação terá ainda de passar pela Direção Geral da Concorrência da União Europeia (DG Comp). Apesar de nada garantir que seja aprovada, o ministro mostra-se confiante.