Foi aprovado o 11.º pacote de sanções contra a Rússia, pela invasão da Ucrânia, visando combater a evasão das medidas restritivas com a inclusão de mais pessoas e entidades.
"Hoje, os embaixadores da UE chegaram a acordo sobre o 11.º pacote de sanções contra a Rússia", revelou a presidência sueca do Conselho numa publicação no Twitter.
Esta iniciativa foi revelada após uma reunião dos representantes permanentes de cada Estado-Membro, em Bruxelas, onde Estocolmo afirmou também que "o pacote inclui medidas destinadas a combater a evasão às sanções e as listas individuais".
Em causa está uma extensão da lista de pessoas e entidades abrangidas pelas medidas restritivas para proibir que países terceiros ajudem a Rússia a contornar intencionalmente as sanções da União Europeia.
Para além desta lista, estão ainda incluídos produtos sujeitos a restrições para os controlos das remessas em trânsito (como de tecnologia avançada e peças de aeronaves) e limitações à venda de determinados artigos para países terceiros específicos onde haja o risco de serem utilizados para contornar as regras.