O exército da Ucrânia reivindicou um avanço de 1,7 quilómetros em direção a Melitopol, na zona sul da linha da frente dos combates contra o exército russo, durante o espaço de uma semana.
Durante um encontro com jornalistas, o porta-voz das Forças Armadas ucranianas, coronel Mykola Ourchalovitch, revelou que o avanço enquadra-se na contraofensiva das tropas ucranianas, descrevendo que estas "continuam a levar a cabo operações ofensivas" em direção a Melitopol.
"As brigadas de assalto apoiadas por tanques avançaram 1,7 quilómetros" numa semana nesta zona, disse sobre a ofensiva em direção à importante cidade ucraniana sob controlo russo.
O representante da Guarda Nacional Ucraniana acrescentou que, em torno de Kherson, "as forças de defesa vão continuar a pressionar o inimigo" através de operações de reconhecimento e de combate de forma a "preparar a área para uma ação ofensiva".
A este da Ucrânia, disse Ourchalovitch, as unidades da Guarda Nacional estão a preparar-se logisticamente para alargar a ofensiva além de Avdiivka, onde foram recentemente registados combates.