Durante dez anos, o pódio no ranking de filmes portugueses mais vistos de sempre pertenceu a “O Crime do Padre Amaro”, a longa-metragem de 2005 de Carlos Coelho da Silva, protagonizado por Soraia Chaves e Jorge Corrula. O filme baseado na obra de Eça de Queirós foi visto por 380 671 espectadores, mas segundo dado da…
A rotina já se instalou. Último fim de semana de novembro significa viver intensamente a música na zona da Avenida da Liberdade, em Lisboa, com o Vodafone MexeFest. Entre hoje e amanhã são apresentados mais de 50 concertos, o que dificulta sempre a escolha sobre que concertos não se podem perder. Deixamos aqui dez sugestões,…
O telefonema já tinha ultrapassado há alguns minutos o tempo combinado quando Benjamin Clementine nos brinda com esta pérola: “Ainda sou um vagabundo. Agora só um pouco mais rico – e não falo só de dinheiro, mas de vivências também -, e já consigo tomar banho e lavar os dentes todos os dias”. Pérola porquê?…
Benjamin Clementine é o vencedor deste ano do Mercury Prize, um dos mais importantes prémios de música do Reino Unido. O músico – que lançou antes do verão o seu disco de estreia, “At Least For Now” – tem agendada para Portugal uma pequena digressão na próxima semana, que começa já no domingo, no Theatro Circo…
Assim que entramos no Salão Ideal, no Chiado, ponto de encontro para a entrevista, João Salaviza diz-nos que prefere sentar-se num dos cantos. Escolhemos o ângulo mais discreto e, minutos depois, a opção já estaria esquecida se o realizador não nos desse uma desculpa – enquanto falava de David Mourato, protagonista de ‘Montanha’ – para recuperar…
Durante dois anos Paulo Ribeiro subiu várias vezes ao palco com um solo. Um solo “denso, solitário, muito agarrado às tripas”. Não se apresentava assim desde o longínquo 1991 (quando estreou Modo de Utilização), mas o regresso à cena ‘tão despido’, mais de 20 anos depois, com Sem um Tu não pode haver um Eu…
Trabalhar a memória. Tal como Tiago Rodrigues em 2010, Clara Andermatt em 2011, Mónica Calle em 2013, João Galante e Ana Borralho em 2013 e Jorge Andrade (Mala Voadora) e Tim Etchells no ano passado, quando recebeu o convite para coreografar a Companhia Maior, Filipa Francisco decidiu criar um espetáculo sobre a memória. A idade…
Há pessoas que cativam logo pelo seu talento imensurável. Há outras que, mesmo não sendo demasiado afortunadas na aptidão artística, emanam um charme qualquer que nos leva até elas. O músico brasileiro Lenine tem isso tudo e muito mais. E até numa chamada transatlântica, com alguns problemas técnicos a prejudicarem a comunicação, é impossível ficar-se…
Uma hora depois de o concerto de ontem, em Lisboa, ter começado, Cat Power tropeçou no que já lhe era esperado desde que pisou o palco do Centro Cultural de Belém: o mais perturbador ataque de insegurança da noite. Levando as mãos à cabeça, deitou-a depois no piano e, algo angustiada, lamentou não estar a…
Vinte e quatro horas depois do arranque da campanha de angariação de fundos para comprar “Adoração dos Magos”, de Domingos Sequeira, 12% do quadro já foi financiado pelos portugueses. A iniciativa, inédita em Portugal, tem como objetivo final obter 600 mil euros, de modo a que o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) consiga adquirir…
Para o mundo ficou conhecido como o mais temido barão de droga colombiano, um sanguinário impiedoso, um vilão que fazia tremer até os mais poderosos. Para os habitantes pobres de Medellín, cidade no nordeste da Colômbia, ainda hoje é recordado como um herói local. O cognome Robin dos Bosques colou-se-lhe à pele exatamente por ajudar…
Cada vez mais o cinema documental não se fecha numa definição. A tendência não é recente, diz o programador do DocLisboa Adriano Smaldone, recordando o trabalho de Robert Flaherty, considerado um dos pais do cinema documental, cuja obra, nos anos de 1920, procurou sempre diluir as fronteiras entre realidade e ficção. Assim, mais do que…
Do futuro sabe pouco, mesmo depois de ter feito um disco intitulado Futuro Eu, a partir de hoje nos escaparates das lojas. Dá-se mal com a nostalgia, porque recorrer ao chavão ‘antigamente é que era’ significa “recusar a vida atual que se tem” e isso faz-lhe pouco sentido. Então, só olha o passado de frente…
Depois de quatro anos de espera, os fãs de Adele podem finalmente festejar. A cantora britânica anunciou hoje que o seu próximo álbum, intitulado “25”, vai ser lançado ainda este ano, no dia 20 de novembro.
Mudou de bairro, mas manteve as mesmas obsessões. Passeia-se de quarteirão em quarteirão com sacos de plástico em cada mão, um caderno e uma caneta no bolso, anotando «aforismos de pastelaria». Observa os vizinhos sugando-lhes as vivências, não como vampiro sedento de fatalidades, mas antes de identificação sentimental. A ausência de cinco anos do pequeno…
‘Futuro Eu’, o novo disco de David Fonseca, o primeiro escrito totalmente em português, chega amanhã às lojas e, para assinalar a ocasião, o músico vai fechar-se num espaço durante 24 horas, com a iniciativa a ser transmitida em direto no seu canal de YouTube.
Filipe Faísca não gosta de falar de números. “É o lado menos interessante deste mundo”, diz-nos, depois de cerca de meia hora de conversa sobre o volume de negócio do seu trabalho. “Gosto muito mais de falar sobre criação. Isso sim, é o mais entusiasmante da moda”, comenta. É para isso, aliás, que entre hoje…