Avatar de Feliciano Barreiras Duarte

Feliciano Barreiras Duarte


  • Marega e o racismo em Portugal

    Este caso Marega, com a dimensão mediática que atingiu em todo o país, deve servir para não irmos na onda de que não é grave. De que se trata de meros desabafos feitos a quente. Não. Não nos devemos remeter ao silêncio. Isso é o pior que podemos fazer. 

    Marega e o racismo em Portugal

  • Crédito Agrícola: um banco privado de raiz portuguesa

    «O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustrar-se-á quem pensar que nele encontrará riqueza». Carlos Drumond de Andrade

    Crédito Agrícola: um banco privado de raiz portuguesa

  • Joacine: o ‘colinho’ de Ventura

    Os recentes episódios ampliados sobremaneira mediaticamente, relacionados com as posições radicais (na forma e no conteúdo) quer de Joacine Katar Moreira quer de André Ventura, fizeram-me recuar no tempo. 

    Joacine: o ‘colinho’ de Ventura

  • Mitos e perceções eleitorais erradas

    «Dentro de qualquer cínico está um idealista desiludido». George Carlin Existem no nosso país alguns mitos e muitas perceções eleitorais erradas. E não é de hoje. Sobretudo nas últimas duas décadas, ‘a bota não dá com a perdigota’, como o povo diz. Ou seja, no que respeita a vários tipos de eleições (sobretudo para a…

    Mitos e perceções eleitorais erradas


  • A vitória de Rui Rio

    «A simplicidade é o ultimo grau de sofisticação».   Leonardo da Vinci Cumpre-se hoje uma semana que Rui Rio foi reeleito presidente do PSD. Numa segunda volta e em eleições diretas disputadas com Luís Montenegro. Desde o dia seguinte à sua vitória clara e inequívoca, Rui Rio tem estado fora do circuito mediático quotidiano. E bem.…

    A vitória de Rui Rio

  • A colonização do público pela lógica privada?

    «O tempo chega sempre. Mas há casos em que não chega a tempo». Camilo Castelo Branco

    A colonização do público pela lógica privada?

  • Pedro Fonseca e um apelo a Fernando Medina

    Todos já fomos jovens, já frequentámos a vida noturna em bares, discotecas e pubs ao ar livre, já tivemos os nossos excessos. Mas isto foi longe demais. O que se passa no Campo Grande ultrapassou todos os limites

    Pedro Fonseca e um apelo a Fernando Medina

  • 2020: Ano novo, vida diferente

    «As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem». Chico Buarque São dois os tempos do ano em que projetamos fazer várias alterações nas nossas vidas. O primeiro tempo é a seguir às férias; o segundo é o tempo do início de cada novo ano.  Nestes dois tempos projetamos normalmente…

    2020: Ano novo, vida diferente


  • Argélia e Marrocos: parceiros de Portugal

    Quem acompanha o fenómeno das migrações – e não apenas no pilar securitário –, sabe que Marrocos pode vir a transformar-se num país emissor de migrantes para a Europa por via do território português. Não foi a chegada de poucos marroquinos recentemente ao Algarve que fez despoletar a atenção para a atractividade portuguesa.

    Argélia e Marrocos: parceiros de Portugal

  • A nacionalidade de conveniência não é o caminho

    «Tu não consegues viver a vida sem uma borracha». Tom Peters A Assembleia da República discutiu recentemente várias alterações à Lei da Nacionalidade. Por iniciativa do Bloco de Esquerda, do Partido Comunista, do Partido dos Animais e da Natureza e do Partido Livre (com uma preciosa ajuda do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues),…

    A nacionalidade de conveniência não é o caminho

  • A terra inabitável e a ‘camarada Greta’

    Faço parte de uma geração que viveu intensamente a intervenção cívica e política. Geração que se mobilizou por várias causas.

    A terra inabitável e a ‘camarada Greta’

  • Futebol: os misters portugueses à conquista do mundo

    Cada vez mais gente pergunta onde está o segredo para este sucesso do treinador português: na sua formação? Na forma do treino? Na preparação dos jogos? 

    Futebol: os misters portugueses à conquista do mundo


  • Identidades políticas: 25 de Abril e 25 de Novembro

    «Nada justifica o comportamento timorato que o PS tem vindo a revelar na abordagem a este assunto». Francisco Assis

    Identidades políticas: 25 de Abril e 25 de Novembro

  • O regresso da política como arte do conflito

    Avlin Tofler já tinha pré-anunciado: a revolução da informação, coligada com os media, com o audiovisual, e nos últimos anos com o universo e exército da internet, iam pôr tudo e todos à prova.

    O regresso da política como arte do conflito

  • Miguel Albuquerque e a Madeira

    A Madeira é a par dos Açores, um território, uma realidade política e jurídica que concretiza no Atlântico um país que tem no mar um dos seus eixos estratégicos principais. Foi, é e será uma realidade política e estadual que dá a Portugal a dimensão marítima que poucos países europeus têm.

    Miguel Albuquerque e a Madeira

  • A importância do papel dos pais

    Eexistem pais e mães que secundarizam a família e os filhos em benefício das suas vidas profissionais, das suas vidas privadas, chegando a colocar os filhos em estabelecimentos de ensino internos, desligando-se da sua educação. Ser pai e mãe nos tempos que correm não é nada fácil, sobretudo para quem não está disponível para dedicar…

    A importância do papel dos pais


  • PSD: cuidado com cisões ao centro

    A receita é já muito conhecida. Dar palco a uns quantos ‘bons’ laranjas (atuais ou futuros laranjas) que tenham a cartilha certa e diabolizar ou até ferir outros laranjas que estejam fora desse circuito, recorrendo ao insulto, à suspeição ou à ridicularização mentirosa.

    PSD: cuidado com cisões ao centro

  • Quem vamos queimar hoje?

    “Faz todo o sentido que o Estado através do Governo tenha uma política pública para a ‘comunicação social’.”

    Quem vamos queimar hoje?

  • Prisioneiros da geografia

    Não faltam exemplos (como é o caso da planície ucraniana na fronteira com a Rússia) de como a geografia continua a ter uma influência muito relevante na política supra estadual e estadual.

    Prisioneiros da geografia