Avatar de Francisco Sarsfield Cabral

Francisco Sarsfield Cabral


  • Dívida pública e fantasias

    Os juros da dívida pública portuguesa estão baixos. Mas como o ministro das Finanças tem vindo a dizer, a fase dos juros baixos não dura sempre. Eles vão subir, quanto mais não seja porque se encontram a níveis historicamente baixíssimos.

    Dívida pública e fantasias

  • A psicologia na economia

    A psicologia entrou em força na área económica. O recente prémio Nobel de Economia foi entregue a Richard Thaler, que ensina economia comportamental na Universidade de Chicago. Há quinze anos esse prémio foi atribuído a um psicólogo, Daniel Kahneman. E em 2013 coube ao economista comportamental Robert Schiller (juntamente com dois outros economistas).

    A psicologia na economia

  • Não há milagres para o malparado

    Desde há dois anos que se fala numa ‘solução’ para o crédito malparado ou em risco de não ser pago. Só que este problema não tem uma solução mágica, apenas iniciativas que aliviem um pouco a enorme quantidade do empréstimos de cobrança duvidosa, de quase um terço das empresas que operam em Portugal.  Assim, uma…

    Não há milagres para o malparado

  • O euro e a nossa competitividade

    Desde o início do século a economia portuguesa cresceu a uma média anual de apenas 0,3 por cento. O euro foi frequentemente apontado como o causador dessa quase estagnação. Já não podíamos desvalorizar a nossa moeda e assim recuperar competitividade. No euro estaríamos condenados, dizia-se, pois não conseguíamos concorrer com economias muito mais fortes, como…

    O euro e a nossa competitividade

  • Governar a curto prazo

    Aprioridade do Governo de A. Costa é clara: cumprir as metas de Bruxelas. Atingiu esse objetivo, o que melhora a posição de Portugal no mercado da dívida pública; e ajuda o potencial investidor estrangeiro a ganhar confiança no país.

    Governar a curto prazo

  • As empresas e as energias limpas

    As principais empresas apostam no futuro, que será das energias limpas

    As empresas e as energias limpas

  • A queda do prestígio da banca

    Na última década a banca em Portugal perdeu um quinto dos seus trabalhadores. A automação tecnológica dispensa muitos funcionários bancários – e agências. Cada vez mais gente se relaciona com o seu banco pela internet.

    A queda do prestígio da banca

  • A pobreza recua no mundo, mas…

    Há meio século atrás estava convencido de que o crescimento da economia, nessa altura muito elevado, iria acabar com a pobreza nos países ricos – na Europa, nos Estados Unidos da América, no Japão. Mas isso não aconteceu.

    A pobreza recua no mundo, mas…

  • 60 anos da UE: uma comemoração triste

    Não calha lá muito bem comemorar hoje, em Roma, os 60 anos da assinatura do Tratado de Roma, que criou a Comunidade Económica Europeia (CEE), também chamada Mercado Comum. É que a UE, que sucedeu à CEE, atravessa a pior crise da história da integração europeia. A possibilidade de a UE se desagregar é real. 

    60 anos da UE: uma comemoração triste

  • O nacionalismo e a integração europeia

    Um dos impulsos ao avanço da integração europeia, após a II Guerra Mundial, foi a consciência de que a Europa não podia continuar económica e comercialmente retalhada, com a estreiteza dos mercados a impedir as suas indústrias de atingirem economias de escala. Ora a integração europeia está hoje ameaçada pelo recrudescimento dos nacionalismos. Um regresso…

    O nacionalismo e a integração europeia