Avatar de Francisco Sarsfield Cabral

Francisco Sarsfield Cabral


  • Dívida pública e fantasias

    Os juros da dívida pública portuguesa estão baixos. Mas como o ministro das Finanças tem vindo a dizer, a fase dos juros baixos não dura sempre. Eles vão subir, quanto mais não seja porque se encontram a níveis historicamente baixíssimos.

    Dívida pública e fantasias

  • A psicologia na economia

    A psicologia entrou em força na área económica. O recente prémio Nobel de Economia foi entregue a Richard Thaler, que ensina economia comportamental na Universidade de Chicago. Há quinze anos esse prémio foi atribuído a um psicólogo, Daniel Kahneman. E em 2013 coube ao economista comportamental Robert Schiller (juntamente com dois outros economistas).

    A psicologia na economia

  • Não há milagres para o malparado

    Desde há dois anos que se fala numa ‘solução’ para o crédito malparado ou em risco de não ser pago. Só que este problema não tem uma solução mágica, apenas iniciativas que aliviem um pouco a enorme quantidade do empréstimos de cobrança duvidosa, de quase um terço das empresas que operam em Portugal.  Assim, uma…

    Não há milagres para o malparado

  • O euro e a nossa competitividade

    Desde o início do século a economia portuguesa cresceu a uma média anual de apenas 0,3 por cento. O euro foi frequentemente apontado como o causador dessa quase estagnação. Já não podíamos desvalorizar a nossa moeda e assim recuperar competitividade. No euro estaríamos condenados, dizia-se, pois não conseguíamos concorrer com economias muito mais fortes, como…

    O euro e a nossa competitividade


  • Governar a curto prazo

    Aprioridade do Governo de A. Costa é clara: cumprir as metas de Bruxelas. Atingiu esse objetivo, o que melhora a posição de Portugal no mercado da dívida pública; e ajuda o potencial investidor estrangeiro a ganhar confiança no país.

    Governar a curto prazo

  • As empresas e as energias limpas

    As principais empresas apostam no futuro, que será das energias limpas

    As empresas e as energias limpas

  • A queda do prestígio da banca

    Na última década a banca em Portugal perdeu um quinto dos seus trabalhadores. A automação tecnológica dispensa muitos funcionários bancários – e agências. Cada vez mais gente se relaciona com o seu banco pela internet.

    A queda do prestígio da banca

  • A pobreza recua no mundo, mas…

    Há meio século atrás estava convencido de que o crescimento da economia, nessa altura muito elevado, iria acabar com a pobreza nos países ricos – na Europa, nos Estados Unidos da América, no Japão. Mas isso não aconteceu.

    A pobreza recua no mundo, mas…


  • 60 anos da UE: uma comemoração triste

    Não calha lá muito bem comemorar hoje, em Roma, os 60 anos da assinatura do Tratado de Roma, que criou a Comunidade Económica Europeia (CEE), também chamada Mercado Comum. É que a UE, que sucedeu à CEE, atravessa a pior crise da história da integração europeia. A possibilidade de a UE se desagregar é real. 

    60 anos da UE: uma comemoração triste

  • O nacionalismo e a integração europeia

    Um dos impulsos ao avanço da integração europeia, após a II Guerra Mundial, foi a consciência de que a Europa não podia continuar económica e comercialmente retalhada, com a estreiteza dos mercados a impedir as suas indústrias de atingirem economias de escala. Ora a integração europeia está hoje ameaçada pelo recrudescimento dos nacionalismos. Um regresso…

    O nacionalismo e a integração europeia

  • O interior e o litoral

    Como todos os governos anteriores, o executivo de Costa quer diminuir o fosso crescente entre a faixa litoral do país – sobretudo entre Viana do Castelo e Setúbal – e o interior, cada vez mais desertificado. É um propósito louvável, até porque a escassa população envelhecida que se mantém isolada em aldeias do interior merece…

    O interior e o litoral

  • Juros: desafio maior de 2017

    O juro da dívida pública portuguesa a dez anos ultrapassou esta semana os 4 por cento. Ultrapassar esta barreira é perigoso, diz a DBRS, a única agência de notação (rating) que não considera ‘lixo’ a dívida soberana portuguesa. A DBRS aprecia de novo o rating de Portugal a 21 de Abril – e poderá então…

    Juros: desafio maior de 2017


  • Problemas do protecionismo

    A alta do dólar torna menos competitivas as exportações americanas e embaratece as importações. Para Trump será mais um motivo para aplicar medidas protecionistas. O mesmo se diga da guerra comercial de baixa intensidade, já em curso, entre os Estados Unidos, a Europa e o Japão, de um lado, e a China, do outro.

    Problemas do protecionismo

  • Portugal vulnerável

    Quase todos os dias surgem notícias sobre a evolução da economia portuguesa e das nossas finanças públicas. Quando são boas notícias – como o crescimento do PIB no terceiro trimestre – o Governo e os seus apoiantes exultam e aproveitam para atacar a oposição. Quando são más notícias – como a queda de 3,5% nas…

    Portugal vulnerável

  • A Itália ameaça o euro

    Em março deverá celebrar-se na capital italiana o 60.º aniversário da assinatura do Tratado de Roma, que lançou a CEE (hoje UE). Será que a Itália, um dos seis países fundadores da CEE, estará nessa altura a debater uma eventual saída da zona euro?

    A Itália ameaça o euro

  • A maçada da dívida

    A dívida pública portuguesa é a quinta mais alta do mundo, em percentagem do PIB. Apesar das intervenções do BCE, que compra essa dívida, travando a subida dos juros. Estes últimos pregaram-nos recentemente um susto, ao chegarem quase a 4 por centro a dez anos – nível que a DBRS considera perigoso; esta agência de…

    A maçada da dívida


  • Nuvens e sombras sobre o clima

    A poluição do ar mata prematuramente 467 mil pessoas por ano na Europa, 6700 das quais em Portugal, informa a Agência Europeia do Ambiente. Mas ainda há quem não acredite que a poluição e as alterações climáticas são um problema preocupante – é o caso de Trump. Em nome da justiça temos obrigação de enfrentar…

    Nuvens e sombras sobre o clima

  • Trump e a economia

    A vitória eleitoral de Donald Trump revelou uma enorme frustração das classes média e baixa dos Estados Unidos. Há décadas que a maioria das pessoas e famílias que se situam nesses estratos sociais vê os seus rendimentos estagnarem ou melhorarem muito menos do que era habitual no passado. Entretanto, sobem em flecha os ganhos de…

    Trump e a economia

  • Tratados e democracia na UE

    O acordo de comércio e investimento que a União Europeia e o Canadá assinaram no domingo levantou polémica. O acordo alcançado após sete anos de negociações foi posto em causa pelo parlamento regional da Valónia (a parte francófona da Bélgica). Mas acabou por se assinar o acordo, fazendo algumas concessões à Valónia, como submeter ao…

    Tratados e democracia na UE