Avatar de Francisco Sarsfield Carbral

Francisco Sarsfield Carbral


  • O euro ameaçado

    Quando, depois da queda do muro de Berlim, a Alemanha (RFA) reintegrou a antiga RDA comunista, o então chanceler Helmut Kohl empenhou-se em ancorar firmemente o seu país na UE, para evitar o regresso dos ‘demónios alemães’. Por isso acedeu à pretensão francesa de adoptar uma moeda única europeia, abandonando o marco. Isto concretizou-se sem…

    O euro ameaçado

  • Capitalismo sem capital

    Em 2002 surgiu um manifesto, subscrito por quatro dezenas de personalidades, entre as quais o arquitecto José António Saraiva, agora director do SOL, defendendo a necessidade de políticas tendentes a manter no país os centros de decisão empresarial. O presidente do Novo Banco, Vítor Bento, também assinou esse manifesto.

    Capitalismo sem capital

  • A alternativa de Costa

    A querela interna no PS pode durar longos meses. O que pressionará António Costa a dar a conhecer o que pretende fazer se for primeiro-ministro. Uma resolução rápida da crise que ele próprio abriu permitir-lhe-ia manter no vago as suas ideias (se as tem), revelando quase só intenções, sem explicar como as irá concretizar.

    A alternativa de Costa

  • A excepção portuguesa

    Em Agosto de 1983 o Governo de Mário Soares lançou um adicional ao imposto profissional, retroactivo a Janeiro anterior (ainda não existia o IRS). A medida era obviamente inconstitucional, mas decorria da segunda intervenção do FMI em cinco anos. Sem o aval do FMI a um programa de austeridade não encontraria então Portugal quem lhe…

    A excepção portuguesa

  • A crise do euro de volta

    Era claro que a crise do euro não estava ultrapassada, mas apenas adiada. Draghi repetiu, várias vezes, que a actuação calmante do Banco Central Europeu (BCE) não bastava, precisando que os governos da Zona Euro concretizassem sérias reformas.