Com mais impostos, menores salários e preços mais altos, os portugueses vão ter menos dinheiro para gastar ou poupar. Saiba todos os aumentos que vão afectar os portugueses.
Investidores pedem mais de 6% ao Estado e risco de incumprimento não pára de subir, afectando bancos nacionais. Governo admite contactos com o FMI, mas garante que são ‘habituais’.
O governador do Banco de Portugal disse hoje que não vale a pena culpar os mercados pela situação em que o país se encontra, aconselhado o país a aprovar o Orçamento do Estado e a arranjar um consenso político que garanta que as medidas anunciadas vão ser cumpridas.
Manuela Arcanjo, ex-ministra de António Guterres, diz que no lugar de Teixeira dos Santos se demitia, pois o ministro das Finanças não deve avalizar políticas sabendo que levarão ao desastre. E acrescenta que «há muito que não temos política económica».
As famílias vão todas pagar mais impostos, sobretudo a partir dos 7.400 euros, mas os casados voltam a ser mais prejudicados
Se a proposta de OE for aprovada, a taxa normal do IVA sobe para 23% e alguns produtos que eram até aqui taxados a 6 e a 12% passam para o escalão máximo.
O Governo está a deixar uma folga orçamental nas contas de 2010, sinal de que a execução até ao final do ano pode correr pior do que o previsto.
As medidas anunciadas pelo Governo de José Sócrates são apenas o início da redução de despesa que será necessário levar a cabo até 2012. Para que se atinja um défice de 3% do produto interno bruto (PIB) nesse ano, vai ser preciso fazer um esforço adicional de 2,6 mil milhões de euros.
A situação orçamental portuguesa continua a afectar a captação de financiamento externo da banca, com as instituições financeiras sem conseguirem arranjar quem lhes empreste dinheiro. Os investidores parecem separar cada vez mais o caminho de Portugal do da Espanha
Os portugueses vão pagar cada vez mais para sustentar o endividamento do Estado. Nos próximos três anos, Portugal vai ter de pedir 42 mil milhões de euros para cumprir as suas obrigações.
A despesa do Estado subiu 2,7% até Agosto, acima dos 0,8% previstos para todo o ano de 2010
As margens dos bancos não pararam de aumentar desde a falência do Lehman Brothers. Entre Setembro de 2008 e Junho deste ano, os spreads médios passaram de 0,5% para 1,3%, segundo cálculos do SOL baseados em dados do Banco de Portugal
O presidente da Unicer, António Pires de Lima, destacou hoje a importância da lusofonia para o crescimento do negócio internacional da empresa de bebidas. «A língua era o factor principal que podia diferenciar a nossa marca da concorrência», explicou o gestor, lembrando que «é nos países que falam português que a nossas marcas têm maior…
O economista Ernâni Lopes defendeu hoje que o Governo vai precisar de novas medidas para cumprir as metas do défice e que é inevitável fazer cortes na despesa publica
«Nenhuma empresa tem alternativa à internacionalização. A expansão geográfica é a resposta que a globalização impõe às empresas, caso não o façam a globalização significa morrer», afirmou hoje o economista Ernâni Lopes