Numa entrevista sobre a relação entre Portugal e Angola, o presidente do Banco BIC Portugal defende parcerias com capitais mistos. Compreende que os empresários angolanos gostem de discrição: num país ainda com desigualdades, é de “natural bom senso” que não se exibam.
Uma pulseira que recebe e-mails ou óculos com ligação à internet, onde um visor com mapas electrónicos indica o melhor caminho a seguir, podem ser o futuro das tecnologias de massa, como o iPhone ou o iPad? A resposta é incerta, mas pelo menos o palavrão está na moda: são as tecnologias wearables, para usar…
A redução de encargos com as Parcerias Público Privadas (PPP) rodoviárias ficou aquém dos objectivos orçamentais do ano passado, mas deve superar a meta este ano. Segundo uma fonte governamental, a factura com estas estradas deve baixar 312 milhões de euros em 2014, acima dos 300 milhões previstos, embora não haja ainda contratos assinados.
A primeira turbina eólica offshore da EDP sobreviveu a dois invernos. A empresa quer agora criar infra-estruturas noutras localizações e prevê investir 100 milhões de euros.
As vendas agressivas por vezes adoptadas por operadores de telecomunicações vão estar na mira da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) em 2014. A presidente da entidade reguladora, Fátima Barros, alertou esta semana que as queixas têm aumentado e quer minimizar os problemas dos clientes.
Apesar do aumento de venda de automóveis, o consumo de combustíveis não está a acompanhar a tendência. Entre Janeiro e Setembro foram vendidas no país cerca de 821 mil toneladas de gasolina e pouco mais de três milhões de toneladas de gasóleo, uma descida de quase 4%. Segundo dados da Direcção Geral de Energia e…
A energia gasta pelo Hospital de Santa Maria, em Lisboa, equivale ao consumo da cidade de Beja. E se a unidade hospitalar poupar 20%, a redução será equivalente aos gastos do Fundão. Os exemplos são de Filipe Vasconcelos, director-geral da ADENE – Agência para a Energia, que está a promover em Portugal o programa ELENA,…
O arranque oficial da oferta pública de venda (OPV) dos CTT, esta semana, vai tornar Portugal o 9.º país da Europa com os serviços postais parcialmente ou totalmente privatizados, segundo dados solicitados pelo SOL ao WIK, um instituto alemão de investigação sobre o sector postal.
Empresa está a ultimar integração de redes e tecnologias de informação. Nos primeiros resultados após a fusão, lucros caíram 17,5% devido aos custos com a operação.
O secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), António Comprido, explicou ao SOL que o aumento das exportações de combustíveis se deve ao investimento de 1,4 mil milhões de euros da Galp na reconversão da refinaria de Sines.
O Produto Interno Bruto cresceu pelo segundo trimestre consecutivo, depois de dois anos e meio de recessão. Mas há riscos no horizonte. Abrandamento europeu e exportações demasiado dependentes de combustíveis são as ameaças.
O número de queixas sobre fornecimento de serviços de electricidade está a aumentar. Os relatórios da EDP indicam que as reclamações enviadas ao Provedor do Cliente da empresa subiram 31% no último ano: houve 1.161 processos em 2011 e 1.519 em 2012.
Uma exposição posta a circular esta semana em e-mails e nas redes sociais, pelo movimento Manda quem Paga, aponta para uma alegada “burla nas facturas da EDP”, uma vez que o IVA incide sobre o Imposto Especial sobre o Consumo de Electricidade, o que configuraria uma dupla tributação irregular.
Cada vez mais famílias têm de pedir ajuda à Deco para lidar com pagamentos em atraso à EDP. As dívidas de cobrança duvidosa e as ‘puxadas’ ilegais estão a penalizar a empresa, que criou equipas especiais para detectar fraudes.
Sete. Este é o número de maratonas que Filipa Elvas, 37 anos, já fez. E não se limitou às maratonas ditas ‘normais’. Depois de Helsínquia, Varsóvia, Miami e Chicago, aventurou-se na Grande Muralha da China e agora na Gronelândia. “Já estou equipada para ir correr”, diz Filipa num tom efusivo quando atende o telefone ao…
Além da corrida, outra tendência que ganhou espaço nas ruas de Lisboa é o uso da bicicleta para deslocações diárias. Contra todas as leis da gravidade, nos últimos dois anos tornou-se cada vez mais habitual vermos ciclistas a pedalarem colina acima, colina abaixo.
‘Correr é simples, é só pegar nuns ténis e sair’. Este é um pensamento que tem motivado muitas pessoas a iniciarem-se neste desporto. Mas não é bem assim. Aqui ficam os conselhos médicos e motivacionais de Renato Graça, médico do Centro de Medicina Desportiva de Lisboa, e de Mário Machado, editor da revista Spiridon e…
E se há cada vez mais pessoas a correr, diz a lógica que é preciso ir buscar o equipamento a algum lado. A Sport Zone é uma das muitas lojas onde se podem encontrar os mais variados artigos de desporto.
Se estiver a passear pela zona ribeirinha de Lisboa e for ultrapassado por um grupo em passo de corrida não se assuste. Não é um arrastão. O mais provável é que se trate de um dos muitos grupos de corridas que surgiram nos últimos anos e que agora aproveitam as ruas da cidade para fazerem…