Avatar de em Moscovo

José Milhazes


  • Crise do rublo: Dor de cabeça para quase todos

    Basta entrar num dos supermercados da cadeia Piatiorotchka, em Moscovo, para ver que muito mudou desde que começou a turbulência económica e financeira com o rublo, no final do ano passado. A variedade de produtos é menor e os preços subiram substancialmente.

    Crise do rublo: Dor de cabeça para quase todos

  • Eleições ao som das armas

    Cerca de 37 milhões de habitantes da Ucrânia irão escolher neste domingo 450 deputados, metade dos quais são eleitos em círculos uninominais e outra em círculos maioritários. Aos lugares nestes últimos concorrem 29 partidos e alianças, mas apenas sete ou oito deverão superar a barreira dos 5% dos votos, necessária para eleger deputados.

    Eleições ao som das armas

  • Sochi e Putin, jogo de czar

    Vladimir Putin não esconde que a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno (JO) em Sochi, que decorre de hoje até dia 23, visa demonstrar que o país por si dirigido é capaz de realizar os objectivos mais ambiciosos, mesmo que para isso se tenha de gastar meios incalculáveis.


  • Ianukovich tremido

    A Ucrânia continua no limiar de um conflito civil de dimensões imprevisíveis porque, não obstante algumas cedências importantes feitas por Viktor Ianukovich à oposição, elas são insuficientes para o restabelecimento da calma. Os opositores querem a demissão do Presidente e do Parlamento e a realização de eleições gerais antecipadas.



  • Edward Snowden: Os passos do homem invisível

    Edward Snowden, ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, foi visto ontem pela primeira vez depois de se ter sentado, no dia 23 de Junho, no avião que o transportou de Hong Kong para Moscovo. Ao longo destas semanas, a sua ‘sombra’ continuou a fazer revelações, causando graves estragos tanto nas relações entre…


  • Russos procuram novos refúgios para seus capitais

    Há muito tempo que os cidadãos russos deixaram de acreditar no seu sistema bancário, mas acreditavam piamente que o seu dinheiro estaria seguro nos bancos da União Europeia (UE). A crise financeira em Chipre provocou neles mais uma desilusão no chamado ‘ocidente’ e obriga-os a procurar lugares mais seguros.


  • Vinhos portugueses cada vez mais presentes no mercado russo

    As exportações de vinhos portugueses estão a conhecer um aumento significativo para a Rússia e as empresas nacionais investem cada vez mais neste mercado.


  • Emigrar para a Rússia em busca de projectos na agricultura

    A Rússia nunca foi um país de emigração para quem optava por sair de Portugal, mas, a pouco e pouco, aumenta o número de portugueses que apostam naquele país para realizar a sua carreira profissional.



  • Ossadas de militares portugueses do exército de Napoleão vão ser transladadas

    Restos mortais de soldados e oficiais portugueses que tombaram na Batalha de Lubino ao serviço de Napoleão Bonaparte irão ser transladados do campo de batalha para um dos cemitérios de Smolensk, informam as autoridades dessa região russa.