Avatar de Felícia Cabrita

Luís Rosa


  • Processo contra CP e REFER desaparece na Relação

    Cinco volumes e um conjunto indeterminado de cassetes com a gravação das sessões de julgamento de uma acção cível contra as empresas Caminhos de Ferro (CP) e Rede Ferroviária Nacional (Refer) desapareceram do Tribunal da Relação de Lisboa. Foi feita uma participação ao Ministério Público, que abriu um inquérito e delegou a investigação na Polícia…


  • Parque Escolar: 636 milhões para 13 empreiteiros

    Auditoria diz que Mota-Engil foi a construtora que, ‘de longe’, ganhou mais obras nas escolas.


  • Parque Escolar: Excesso de construção e desperdício

    As escolas construídas pela Parque Escolar (PE) são significativamente maiores do que equipamentos idênticos no Reino Unido, Irlanda, Bélgica ou Suíça. A Inspecção-Geral de Finanças comparou a área total modernizada pela empresa com obras idênticas realizadas naqueles países e concluiu que cada aluno ocupa, em média, cerca de 9 m2, enquanto os jovens portugueses têm…


  • Parque Escolar: Inspecção de Finanças critica escolha de materiais de luxo

    Mobiliários de luxo, materiais de construção excessivamente caros, deficiente funcionamento dos equipamentos de clilmatização instalados e desperdício energético – são queixas conhecidas de alunos e professores das escolas modernizadas pela Parque Escolar. A censura sai agora reforçada com conclusões idênticas da auditoria da Inspecção-Geral de Finanças (IGF).


  • Câmara de Oeiras investe milhões em estátuas

    A Câmara de Oeiras já investiu cerca de três milhões de euros só em estátuas para o Parque dos Poetas, tendo o escultor Francisco Simões ganho dois ajustes directos que totalizam 66% desse valor.


  • Ex-chefe da Protecção Civil acusado

    Gil Martins, ex-comandante nacional operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), foi acusado pela 9.ª Secção do DIAP de Lisboa da prática do crime de peculato e de falsificação de documento.


  • Operação espanhola preocupa Caixa

    A operação espanhola da Caixa Geral de Depósitos está a ter um financiamento permanente de cerca de 4.000 milhões de euros desde Junho de 2011.


  • CGD: 3 mil milhões para salvar banco espanhol

    A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a financiar o Banco Caixa Geral (BCG), desde 2010, em valores que ultrapassam os 3.000 milhões de euros, apurou o SOL. Trata-se de um apoio financeiro permanente angariado pela casa-mãe que visa assegurar liquidez essencial ao funcionamento da filial espanhola – instituição que foi liderada por Faria Oliveira…


  • Caixa com prejuízo histórico

    A Caixa Geral de Depósitos (CGD) não escapou à vaga histórica de prejuízos em 2011, à semelhança da banca privada, Hoje, o banco do Estado vai comunicar ao mercado que teve perdas líquidas superiores a 400 milhões de euros no exercício de 2011, motivadas, sobretudo, por factores extraordinários, ao que o SOL apurou.


  • Banco de Portugal investigado pelo DIAP

    BdP é accionista maioritário (44%) da empresa Finangeste há vários anos, em parceria com a banca comercial. Ministério Público quer aferir a fundamentação da alegada ilegalidade do envolvimento do banco central neste negócio.


  • Nomeação polémica na Estradas de Portugal

    A empresa Estradas de Portugal (EP), gestora pública da rede rodoviária nacional, nomeou em Dezembro um ex-deputado e militante do PS, Luís Maldonado Gonelha, como director de projecto de eficiência energética.


  • Prisão de Isaltino volta a ser adiada

    O Tribunal Judicial de Oeiras defende que Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, devia estar preso desde 19 de Setembro pelo facto de a decisão condenatória de dois anos de prisão por fraude fiscal e branqueamento de capitais ter transitado em julgado naquela data. Este entendimento da juíza Carla Cardador, titular do processo, devia…


  • Governo tem Maria de Lurdes Rodrigues na mira

    O primeiro-ministro Passos Coelho está a acompanhar com atenção as consequências para a imagem da FLAD resultantes da pronúncia da sua presidente executiva pelo crime de prevaricação de titular de cargo político. E recusa manifestar confiança na manutenção no cargo de Maria de Lurdes Rodrigues.


  • Milhões do crime parados à espera de lei

    Quando o capo di tutti capi da família Provenzano, uma das mais importantes da máfia siciliana, foi preso em 2006 pela Polícia italiana, vivia numa pocilga nas traseiras de uma pequena quinta. Tinha biliões de euros em contas bancárias espalhadas pelo mundo, mas não podia usufruir dos proveitos do crime por que as autoridades confiscavam…


  • Maria de Lurdes Rodrigues vai ser julgada

    Maria de Lurdes Rodrigues, ex-ministra da Educação do Governo de José Sócrates, acaba de ser pronunciada pelo Tribunal de Instrução Criminal pelo crime de prevaricação. No âmbito do processo foram também pronunciados o investigador universitário João Pedroso, o ex-secretário geral do Ministério da Educação João da Silva Baptista e a chefe de gabinete da ministra na…


  • Volvo Ocean Race em risco

    Turismo de Portugal e Turismo de Lisboa não se entendem sobre quem tem que pagar 1 milhão de euros de direitos de organização a empresa inglesa.


  • Negócio de milhões à boleia dos barcos

    O projecto Volvo Ocean Race (VOR) esteve sempre ligado a um negócio que vale mais de 100 milhões de euros: a requalificação dos terrenos da antiga Docapesca, em Pedrouços.


  • APL suspende obras na Doca de Pedrouços

    A escala em Lisboa da Volvo Ocean Race (VOR), prova de circum-navegação à vela, está rodeada de grande confusão e indecisão. A cinco meses da competição, ignora-se onde ficarão ancoradas as 12 embarcações profissionais.


  • Jardim Gonçalves: ‘Nestas coisas nem há Opus Dei nem amigos’

    Numa entrevista exclusiva ao SOL, Jardim Gonçalves abre o livro da sua vida e conta por que entrou para o Opus Dei. O fundador do BCP não foge às comparações com a Maçonaria, mas recusa que a Obra seja um centro de poder ou de influência.