Avatar de Miguel Judas

Miguel Judas


  • Queda moral a 200 à hora

    Por estes dias está a decorrer no supremo tribunal britânico o caso de considerar o Governo da Venezuela ou o Guaidó como legítimos ‘titulares’ das reservas de ouro da Venezuela depositadas há tantos anos em Londres. Desde que o Governo ‘português’ do PS e seus apoios se pronunciou, pela voz militante do ministro SS, pelo…

    Queda moral a 200 à hora

  • Com o pé no laço

    Na zona da Ásia-Pacífico, temos a notar os impulsos norte-americanos a uma declaração da independência de Taiwan, procurando levar a China a uma intervenção militar direta, e as declarações de Tóquio ‘empurrando’ os EUA a uma participação direta nesse eventual (e desejado) conflito que poria em causa o trânsito marítimo naquela parte do mundo, levando…

    Com o pé no laço

  • “Gajos duros” e “gajos moles”

    Gostei, gostei de conhecer a história do submarino em risco e da atitude do seu comandante. Porém, ao contrário dos eufóricos paisanos que escreveram o artigo, não senti que o almirante fosse, desde logo, merecedor de um tamanho ‘culto da personalidade’.

    “Gajos duros” e “gajos moles”

  • Portugal dos piquininos

    Há uns 50 anos, os estudos de Estado-Maior nas FFAA portuguesas, incidiam num objetivo estratégico primordial: o reforço do poder nacional. Este poder era apresentado como a resultante de vários poderes subsidiários entre os quais se contavam: o político (a capacidade de avaliação e decisão nacional e as alianças), o económico (agrícola/alimentar, industrial e comercial),…

    Portugal dos piquininos

  • Coitado do ‘meu’ Israel

    Parece-me a mim, hoje, que a solução passará pela existência de um Único Estado chamado Palestina, que inclua, numa base democrática, todas as populações aí existentes e mais aquelas, antes escorraçadas, que têm o direito de regressar. O atual Israel e o ‘mundo ocidental’ não são capazes de resolver bem o problema. ‘Deus os Inspire,…

    Coitado do ‘meu’ Israel

  • As idades da Humanidade

    Se os tradicionais ‘donos disto tudo’ não conseguirem lançar uma guerra vitoriosa (na qual as perdas sejam ‘suportáveis’) nos próximos três a cinco anos, irá entrar, por certo, na Era do Compromisso.

    As idades da Humanidade

  • Comemorar Abril!

    Penso que esta República, tal como a I, está acabada e conduziu-nos a um buraco e não tem qualquer capacidade de auto-reforma…

    Comemorar Abril!

  • Vão para casa, malandros!

    Os EUA decidiram então que a UE fizesse uma moeda única de modo a constituir um único polo financeiro capaz de uma ação coerente e eficaz naqueles países.

    Vão para casa, malandros!

  • A luz ao fundo do túnel

    Vivemos os últimos anos da soberba ‘ocidental’, da sua presunção de que o mundo será moldado à sua imagem e semelhança. O ‘excecionalismo americano’ era o expoente máximo dessa superioridade: o ‘modo de viver’ norte-americano era o paradigma da civilização, em contrate com os restantes ‘atrasados, bárbaros ou selvagens’. Sem dúvida que a ‘civilização norte-americana’…

    A luz ao fundo do túnel

  • Tempos muito difíceis

    Claro que todos esses ‘MRPP-modernos’ se baseiam em reivindicações não resolvidas das Revoluções Liberais dos séculos XVIII e XIX. Mas hoje, como ontem, dão um grande jeito para enxovalhar, isolar e, mais tarde, reprimir aqueles que, verdadeiramente, lutam pela Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.

    Tempos muito difíceis