Avatar de Miguel Marques

Miguel Marques


  • Oceanos em Rota Perigosa

    O ritmo da utilização dos oceanos pelo ser humano está a ser muito superior ao ritmo dos consensos que a humanidade está a conseguir atingir em fóruns internacionais. Esta divergência de ritmos está a colocar os oceanos numa rota perigosa que pode gerar excessivas tensões ambientais, sociais e económicas, de consequências imprevisíveis. 

    Oceanos em Rota Perigosa

  • Rumo – Rua do Arsenal (Lisboa)

    Cada vez mais o ser humano utiliza os oceanos no seu modelo de desenvolvimento causando, muitas vezes, impactos irreversíveis na natureza.

    Rumo – Rua do Arsenal (Lisboa)

  • Refúgio – Baía de Câmara de Lobos (Madeira)

    Todas as pessoas necessitam de momentos de serenidade, de calma e até de alguma solidão para assentar ideias, recarregar baterias e tomar decisões de fundo. É certo que num mundo em constante mudança, que vive apenas o imediato, cada vez é mais difícil parar para pensar e descansar verdadeiramente.

    Refúgio – Baía de Câmara de Lobos (Madeira)

  • Coral Negro – Grlaciosa (Açores)

    Todos nós temos no nosso imaginário a beleza de um coral, a festa multicolorida que fazem quando se juntam formando um recife é um espetáculo inigualável em termos de cores, formas e vida marinha. É provável que muitos de nós saiba que os corais são uma espécie ameaçada de extinção, inicialmente pela apanha desregrada para…

    Coral Negro – Grlaciosa (Açores)


  • Bravos do Mindelo – Praia do Mindelo (Vila do Conde)

    A Praia do Mindelo, com um extenso areal, águas oceânicas movimentadas e vento norte em abundância, tem excelentes condições para múltiplos desportos náuticos, como o surf, o bodyboard e o kitesurf entre outras modalidades associadas ao mar. A pesca sempre foi a atividade marítima mais antiga nesta zona costeira de Portugal, sendo que a fama…

    Bravos do Mindelo – Praia do Mindelo (Vila do Conde)

  • Casa do Barco – Cais da Alfândega (Vila do Conde)

    Vila do Conde, demonstra qual é a importância do mar e da construção naval para Portugal e, ao mesmo tempo, nos questiona se estamos a conseguir manter em casa, em Portugal, aquilo que é essencial para o nosso desenvolvimento sustentável

    Casa do Barco – Cais da Alfândega (Vila do Conde)

  • Empresas de Pescado Unidas para Exportar – Largo de S. Sebastião da Pedreira (Lisboa)

    Portugal sempre teve uma grande vocação para o alimento marinho. Desde o famoso bacalhau, passando pelas conservas de peixe e pelo pescado fresco ou congelado, muitas são as áreas do setor alimentar do mar em que Portugal tem uma excelente fama.

    Empresas de Pescado Unidas para Exportar – Largo de S. Sebastião da Pedreira (Lisboa)

  • Mar que Fala Português – CAE Figueira da Foz

    O investimento que Portugal fez nas navegações marítimas durante os séculos XV e XVI, é a grande razão pela qual o Português, é uma das línguas mais faladas em todo o mundo.

    Mar que Fala Português – CAE Figueira da Foz


  • Valiosos Cetáceos – Açores

    A presença de baleias e de golfinhos nos Açores é uma realidade secular. Desde cedo, assim que as ilhas foram descobertas que existem registos de caça de baleias e de cetáceos em geral, para suprimir necessidades alimentares e de produção de óleo.

    Valiosos Cetáceos – Açores

  • Registo abre horizontes – Funchal

    Portugal tem um segundo registo nacional de navios, com sede no Funchal, que é também, um registo internacional.  O MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira é o segundo registo de Portugal, simultaneamente o seu registo internacional, foi criado com o objetivo de atrair novos navios e novos armadores e evitar o processo de…

    Registo abre horizontes – Funchal

  • Onde o Mar se funde com o Céu – Sagres

    É impossível ficar indiferente à linha do horizonte que está à nossa frente na ponta de Sagres! A terra, em forma de cabo, estende-se mar adentro como se se tratasse de uma passadeira que nos leva a um lugar mágico. Um lugar onde o mar se funde com o céu. A mesma sensação temos quando…

    Onde o Mar se funde com o Céu – Sagres

  • Pepitas de Ouro – Ilhas Selvagens

    O mar ensina-nos que, mais importante que a excitação da procura e descoberta de ganhos imediatos é a sabedoria e o engenho para detetar, na imensidão do oceano, verdadeiras pepitas geradoras de valor económico, social e ambiental de forma sustentável.

    Pepitas de Ouro  – Ilhas Selvagens


  • Entre a Serenidade e a Tempestade – Berlengas

    Dois ritmos acompanham o milenar arquipélago das Berlengas. O ritmo da serenidade, da calma e o ritmo da feroz tempestade. A natureza é quem dita as regras, permitindo ou impedindo a livre ação humana. No século XVI, depois de vários povos, como os romanos, os vikings ou os árabes terem passado pelas Berlengas, procurando a…

    Entre a Serenidade e a Tempestade – Berlengas

  • A união faz a força – Caxinas (Vila do Conde)

    A união faz a força» é uma expressão bem conhecida dos portugueses que se aplica muito bem à comunidade piscatória das Caxinas (Vila do Conde). A ligação desta comunidade ao mar e à pesca é muito intensa. A forte união que se sente entre todos os seus membros, na defesa da pesca e no apoio…

    A união faz a força – Caxinas (Vila do Conde)

  • Coragem – Mar da Póvoa de Varzim

    A vida e a história da comunidade de pescadores da Póvoa fundem-se e confundem-se com o mar

    Coragem – Mar da Póvoa de Varzim

  • Exportar Embarcações – Foz do Guadiana (Vila Real de Santo António)

    Uma das decisões estratégicas mais relevantes para a sustentabilidade desta indústria em Vila Real de Santo António foi, sem dúvida, a aposta na produção em Fibra de Vidro

    Exportar Embarcações – Foz do Guadiana (Vila Real de Santo António)


  • Um mergulho atrás dos montes – Albufeira do Azibo (Macedo de Cavaleiros)

    Com temperaturas elevadas, nada melhor do que um mergulho em água fresca e cristalina para refrescar corpo e mente, ajudando a passar a época estival e retemperando energias fundamentais para o dia-a-dia pós-férias. Em Trás-os-Montes, no Verão, as temperaturas são bastante elevadas, por isso, todos os planos de água, frescos e seguros são oportunidades de…

    Um mergulho atrás dos montes – Albufeira do Azibo (Macedo de Cavaleiros)

  • Colorido Manto Azul – Baía da Horta (Faial – Açores)

    O plano de água, que se estende do Faial em direção às ilhas do Pico e de S. Jorge, tem excelentes condições para a prática de atividades náuticas e tem uma marcante e vibrante cor azul índigo que, como manto, envolve e enobrece a interação humana com a água

    Colorido Manto Azul – Baía da Horta (Faial – Açores)

  • Reabilitar Vida Marinha – Gafanha da Nazaré (Ílhavo)

    Portugal tem o maior centro de reabilitação marinha da Europa, chama-se ECOMAR e localiza-se na Gafanha da Nazaré. O Centro resulta de uma excelente parceria entre a Universidade de Aveiro a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem, a Câmara Municipal de Ílhavo e o Porto de Aveiro, entre outros parceiros e apoiantes desta nobre iniciativa. Alertas…

    Reabilitar Vida Marinha – Gafanha da Nazaré (Ílhavo)