Mais do que um picar do ponto ritual, o debate do Estado da Nação é um importante e solene momento de prestação de contas do Governo perante o Parlamento ao qual responde politicamente. É um momento para concretizar uma visão de conjunto, para aferir da estratégia para o desenvolvimento do país e para assegurar respostas…
Portugal está na linha da frente dos países comprometidos com o aprofundamento de direitos fundamentais
Decorridas quatro décadas de vigência do texto constitucional de Abril, o direito fundamental à habitação é provavelmente aquele que mais carece de uma atenção redobrada por parte do legislador. O desenvolvimento de uma Lei de Bases da Habitação, iniciativa a ser preparada pela deputada Helena Roseta nos termos dos compromissos eleitorais e políticos do Partido…
Os estudos concluem pelas vantagens das empresas que abraçaram a diversidade e o equilíbrio entre homens e mulheres
O resultado das eleições no Reino Unido dificilmente poderia ter complicado mais um quadro já de si instável, naquele que é um dos mais importantes momentos da história recente do país e do seu relacionamento com a União Europeia.
Sem reduzir a exigência dos atributos ligados à nacionalidade, é possível remover obstáculos burocráticos
A limitação de mandatos oferece argumentos sólidos para uma avaliação positiva.
Quem procurou convocar a vinda do demónio e o descalabro confrontou-se nos últimos dias com a realidade dos números
Surpreendente para muitos, a eleição de Donald Trump tem lançado desafios à robustez do sistema político norte-americano a uma escala vertiginosa.
De forma quase impercetível, assinalou-se na passada semana um marco relevante da Constituição de 1976, quando esta suplantou a vigência do texto constitucional anterior, prevalecendo temporalmente sobre o documento autoritário que durante 41 anos forneceu uma capa formal de legitimidade à Ditadura. Podemos e devemos, por isso, enfatizar o relevo desta efeméride.
Num mundo ainda atordoado pelas surpresas eleitorais causadas pelo Brexit ou pela vitória de Donald Trump, a complacência de alguns candidatos derrotados na primeira volta das eleições presidenciais francesas face aos riscos colocados por uma vitória de Marine Le Pen é quase incompreensível.
Num recente almoço-debate, o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, formulou uma inesperada proposta de revisão do sistema eleitoral para a Assembleia da República, sugerindo a importação do modelo em vigor na Grécia ou em Itália, oferecendo um bónus eleitoral ao partido que vença as eleições e que lhe garanta automaticamente uma maioria absoluta parlamentar.
A solução para o Novo Banco permite respeitar os prazos europeus e limitar o impacto para os contribuintes
Depois de assinalar os 60 anos do Tratado de Roma, março foi ainda a tempo de inscrever o dia 29 como a primeira grande data histórica de sentido contrário: o dia em que o Reino Unido formalizou a intenção de sair da União Europeia.
No dia de mais um aniversário do Tratado de Roma, surge a tentação de imaginar onde estará o projeto europeu daqui a 60 anos. No entanto, o estado atual da integração europeia não oferece grande entusiasmo para refletirmos sequer como estaremos daqui a dez anos, em 2027, quanto mais 2077…
Conhecidos os resultados das eleições legislativas nos Países Baixos, e afastada uma vitória eleitoral da extrema-direita de Geert Wilders, muitos europeus respiram de alívio. No entanto, é difícil acompanhar o desfecho com muito entusiasmo, ficando um sentimento similar ao que sobrou do (bem mais dramático) resultado austríaco nas últimas eleições presidenciais.