Como definir os holandeses? Podemos fazê-lo pela tríade das suas paixões – a religião, a política e o dinheiro – ou optar, como José Rentes de Carvalho, por instantâneos do quotidiano.
Nunca como nos nossos dias o debate sobre a condição dos animais e o seu tratamento nas nossas sociedades foi tão apaixonado e intenso, e não é infrequente esta apreensão gerar situações ridículas.
Poderá um cristão participar na morte de um tirano? Um conspirador continua a ser digno de celebrar a Santa Ceia? Dietrich Bonhoeffer, um pastor que participou no atentado contra Hitler em 1944, foi assaltado por estas dúvidas. Acabaria por ser executado em Flossenburg.
O politólogo Fareed Zakaria, que leu todas as memórias de presidentes norte-americanos, considerou Uma Terra Prometida (ed. Objectiva, 2020), de Barack Obama, as mais bem conseguidas alguma vez escritas. Sem deixarem de ser a defesa de um legado, contêm a exposição de feridas e pecadilhos de um homem no difícil exercício da ars politica.
Um dos maiores nomes da música portuguesa do século XX dedicou, durante a II Guerra Mundial, dois ensaios ao génio de Bonn, recentemente reeditados pela Caminho num só volume. Alegre e sociável na juventude, Beethoven nem sempre foi o homem atormentado que muitos acreditam, defende Freitas Branco.