Suplementos



  • Um crime horrendo

    Não imagino que demónios podem levar um pai a matar um filho: é um crime tão horrendo que é impossível colocarmo-nos na posição do criminoso. 

    Um crime horrendo

  • Trump é indefensável?

    Trump foi silenciado porque, para lá dos seus imensos defeitos, teve uma virtude: afrontou o politicamente correto. E este é um pecado que ninguém pode hoje cometer.

    Trump é indefensável?

  • O paraíso para cães e animais selvagens às portas da capital

    Em Sintra, a veterinária Cristina Guerreiro dedica-se à reabilitação de 70 cães abandonados. Agora, recorrendo aos conhecimentos de Engenharia Florestal, sonha com a oficialização do Centro de Recuperação de Animais Selvagens. Pelo projeto, já passou um sacarrabos e são tratados sete ouriços. 

    O paraíso para cães e animais selvagens às portas da capital


  • Carlos Tavares: o português à frente do novo gigante automóvel

    Mais de um ano depois de ter sido anunciado a fusão entre a francesa PSA e a Fiat-Chrysler e após a aprovação de Bruxelas, o negócio viu finalmente a luz do dia. A liderança do quarto maior fabricante mundial cabe a Carlos Tavares, um apaixonado por motores e corridas, que tem como missão criar um…

    Carlos Tavares: o português à frente do novo gigante automóvel

  • As novas práticas

    A crise pandémica da covid-19 alterou comportamentos e regras sociais (pelo autor do livro Etiqueta Moderna: O Manual das Novas Boas Maneiras’).

    As novas práticas

  • Beethoven. Vida e personalidade por Luís Freitas Branco

    Um dos maiores nomes da música portuguesa do século XX dedicou, durante a II Guerra Mundial, dois ensaios ao génio de Bonn, recentemente reeditados pela Caminho num só volume. Alegre e sociável na juventude, Beethoven nem sempre foi o homem atormentado que muitos acreditam, defende Freitas Branco.


  • Alfred Nobel. O testamento de Mr.Dynamite

    É, inevitavelmente, o mais famoso de todos os suecos. Profundamente marcado por uma invenção destruidora, a dinamite, que lhe valeu, em França, onde viveu, a alcunha de Merchand de la Mort, e uma fortuna colossal, procurou deixar o seu apelido (inventado pelo trisavô) ligado a algo que lhe lavasse a imagem aos olhos do mundo.

    Alfred Nobel. O testamento de Mr.Dynamite


  • A pose é tudo

    Sabia que deitar a língua de fora é ‘um gesto relíquia’ cujas origens remontam à primeira infância? Quando é que o aperto de mãos passou a ser um cumprimento corrente? Em que postura se deve colocar um rei para ser retratado?O zoólogo, escritor e pintor Desmond Morris elucida estas e outras questões num livro que…

    A pose é tudo

  • (Re)store. A casa e galeria que também é restaurante

    O conceito surgiu pelas mãos de Pedro Silva que vive no imóvel, mas ao mesmo tempo, oferece jantares intimistas. O menu é resultado da escolha do chef Theo Bruno. E enquanto saboreia as iguarias pode usufruir do mobiliário e peças de assinatura exclusivas que poderá vir a adquirir. A aposta deste espaço é simples: ambiente…

    (Re)store. A casa e galeria que também é restaurante

  • Entre Trump e Biden, venceu Kristen Welker

    Pela primeira vez desde 1992, um debate às presidenciais  norte-americanas foi moderado por uma jornalista afro-americana. Mas a vitória da pivô da NBC não foi só essa. Entre republicanos e democratas, num ponto parece haver consenso: se no frente a frente entre os candidatos algo pôde salvar-se, foi graças a ela. Kristen Welker.

    Entre Trump e Biden, venceu Kristen Welker

  • Nikolaus Michaloliakos. Da aurora ao ocaso

    O líder do Aurora Dourada foi condenado a 13 anos de prisão, juntamente com outros dirigentes e membros do partido fascista grego que foi considerado uma organização criminosa. Mas o percurso de Michaloliakos permite ler algo mais pertinente, um ensaio sobre a época mediática e a forma como tolera o mal.

    Nikolaus Michaloliakos. Da aurora ao ocaso


  • Cambodja. A sombra negra dos khmers vermelhos

    Foi há 40 anos que caiu o regime de Pol Pot. A sua violência foi de tal ordem que devastou cerca de 25% da população do Cambodja. Era profundamente autocrático, xenófobo, paranóico e repressivo. 

    Cambodja. A sombra negra dos khmers vermelhos

  • Fernando Pimenta. Só falta o ouro olímpico

    Aos 29 anos, e depois de uma prata e um bronze, o maior nome da história da canoagem em Portugal, que em março trocou o CN Ponte de Lima pelo Benfica, concretizou o objetivo que perseguia há vários anos: ser campeão mundial em K1 1000 metros. Um dia depois, sagrou-se bicampeão mundial em K1 5000…

    Fernando Pimenta. Só falta o ouro olímpico


  • Suplemento País Positivo. Madeira: Um destino com Alma descoberto há 600 anos

    Suplemento País Positivo – Edição nº112, fevereiro 2018

    Suplemento País Positivo. Madeira: Um destino com Alma descoberto há 600 anos


  • Santana Lopes. “Reabilitação numa cidade como Lisboa é sempre um trabalho inacabado”

    Provedor da Santa Casa da Misericórdiade Lisboa desde 2011, Santana Lopes destacaos projetos mais emblemáticos em cursona cidade e sublinha que haverá sempremuito mais por fazer.

    Santana Lopes. “Reabilitação numa cidade como Lisboa é sempre um trabalho inacabado”

  • Santa Casa aposta na melhoria das condições dos utentes

    O Hospital de Sant’Ana e o Hospital da Estrela são as duas principais obras na área da saúde que estão a decorrer este ano. Com o objetivo de melhorar as condições dos utentes e providenciar serviços de excelência, estes projetos irão colocar em primeiro lugar o bem-estar das pessoas que procuram ajuda da Santa Casa…

    Santa Casa aposta na melhoria das condições dos utentes

  • Santa Casa investe em espaços que promovem a intergeracionalidade e o apoio comunitário

    A área social sempre teve um papel preponderante na vida da Santa Casada Misericórdia de Lisboa, daí quenão seja visto com surpresa o facto de esta instituição estar a investir em espaços que promovem a intergeracionalidade e o apoio comunitário. Residências para idosos, quintas pedagógicas, residências e creches são alguns dos projetos em desenvolvimento.  

    Santa Casa investe em espaços que promovem a intergeracionalidade e o apoio comunitário