Recorde a entrevista que o SOL fez a Anthony Bourdain em 2011.
É apontado como um dos mais proeminentes autores brasileiros da atualidade, tendo sido um dos doze escritores a figurar na edição especial da revista Granta dedicada às vozes que constituiriam o mapa literário brasileiro do futuro. João Paulo Cuenca acaba de lançar ‘Descobri que Estava Morto’, um romance com o Rio de Janeiro como pano…
Pouco antes dos atentados que deixaram o mundo em estado de choque, Rui Zink lançou OssO, a novela que encerra a tetralogia dedicada à crise que se iniciou em 2008. Um diálogo entre um presumível terrorista e o seu interrogador que o autor diz ser o seu primeiro livro realmente divertido.
O cenário é escuro. Estamos em plena depressão dos anos 30, num pequeno apartamento onde vivem, como que aprisionados, Amanda, uma antiga senhora sulista, e os seus filhos: a tímida e coxa Laura e o poeta Tom, obrigado a trabalhar numa fábrica de calçado para sustentar a família. O pai desapareceu há anos, envia apenas…
Quando Isabel Allende ouviu da boca de uma amiga que a mãe desta, de 80 anos, mantinha uma relação de amizade com um jardineiro japonês há mais de quatro décadas, ficou logo a pensar no que poderia ser uma história secreta de amor. Daí a sentar-se a escrever foi um tiro. O Amante Japonês, que…
Foi perante uma sala cheia, na última apresentação de Hamlet na sua Cornucópia, que Luis Miguel Cintra fez o anúncio: não voltaria a subir àquele palco como ator. Aos 66 anos o gigante do teatro, que sofre de Parkinson, decidiu abandonar a representação.
Ganhou o Camões, o Neustad, foi nomeado para o Booker, é apontado para o Nobel. Mia Couto vê tudo isso como acidental. Quer apenas levar Moçambique ao mundo. Acaba de lançar Mulheres de Cinza, o primeiro livro de uma trilogia sobre Gungunhana.
Bruno Vieira Amaral acaba de receber o Prémio Saramago por As Pequenas Coisas, o livro com que se estreou no romance em 2013. Fazendo de um bairro personagem principal, resgata a margem sul de Lisboa das notícias para a inscrever no mapa literário português.
Aos 23 anos, Joana Ribeiro é uma das principais caras das telenovelas da SIC, desde que se estreou, em 2012, em Dancin’Days. Agora, deu o salto para o cinema. É a protagonista de A Uma Hora Incerta, o novo filme de Carlos Saboga. Perdeu-se uma arquiteta, ganhou-se uma atriz.
Não terá sido uma surpresa mas nem por isso deixou de ser surpreendente. Quando, na semana passada, a jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich ganhou o Nobel da Literatura confirmou o que meio mundo tinha apostado. Mas não faltaram vozes a questionar a atribuição do prémio que, pela primeira vez, distinguiu uma obra que não é ficcional,…
A energia de Nuno Camarneiro é contagiante, mesmo numa manhã chuvosa. Animado, é rápido a dizer que o seu último ano foi cheio de coisas boas, a antecipar com bons olhos o que aí vem, satisfeito com o que tem agora em mãos. Em vésperas de ser anunciado o vencedor do Prémio Leya 2015, o…
Tudo é negro no palco de Ricardo III. O chão é negro, as roupas são negras, o cenário é negro. Disforme, vil. Assim é Ricardo III, a personagem de Shakespeare. Assim foi Ricardo III, Rei de Inglaterra. Assim são, ainda hoje, os bastidores das lutas pelo poder. É dessas lutas que aqui se trata. E…
Já arrancou a 1.ª edição do Fólio, o Festival Literário Internacional de Óbidos, que, até 25 de outubro, recebe centenas de convidados, entre escritores, músicos, atores e artistas plásticos. São dez dias cheios de livros, literatura, arte e muita folia, a decorrer em tendas montadas para o efeito e nas muitas livrarias que fazem de…
«Limitar a liberdade de expressão não é apenas censura é um ataque à natureza humana». Foram estas as palavras de Salman Rushdie na conferência de imprensa que marcou o arranque da Feira do Livro de Frankfurt. Depois de o autor de Os Filhos da Meia-Noite ter sido convidado para participar naquela que é a maior…
Foi em 2012 que, pela mão da Ler Devagar, Óbidos se propôs transformar numa vila literária. Pelas suas ruas foram nascendo várias livrarias, sendo as mais emblemática a Livraria de Santiago, dentro da Igreja de São Tiago, e o Mercado Biológico, onde livros sobre viagens e gastronomia se misturam com curgetes acabadas de colher. Desde…
Esteve exilado em Paris, onde ganhava dinheiro a mergulhar para o Sena, cobriu guerras em África e na Ásia, de Angola ao Paquistão. Mas foi a de Timor que não conseguiu esquecer. José Manuel Barata-Feyo, o jornalista que todos recordam da Grande Reportagem, acaba de lançar A Última Missão, o seu primeiro romance, sobre a…