Quando ocorrer o próximo sismo de grandes dimensões em Lisboa – uma certeza científica, segundo os especialistas, que avisam que poderá verificar-se um tremor de terra a qualquer momento -, grande parte dos hospitais públicos, escolas e até ministérios não deverá resistir.
Em maio de 2014, o SOL publicou um artigo onde 13 especialistas em medidas anti-sísmicas alertavam para a necessidade urgente do reforço anti-sísmico dos edifícios.
Empresários que exploram circuitos turísticos com ‘tuk tuk’ admitem avançar com manifestações em frente à Câmara de Lisboa, se esta não recuar na intenção de limitar o horário e o número daqueles veículos a circular na cidade.
Uma cimeira histórica em Paris, numa maratona de encontros decisivos entre 150 chefes de Estado e negociadores, com um objetivo, no mínimo, ambicioso: alcançar finalmente, e após 20 anos de negociações infrutíferas, um compromisso à escala global que resulte em medidas legislativas concretas para conter a temperatura média à superfície da terra abaixo dos 2ºC…
Apesar de estar prevista a integração de 130 profissionais especializados em busca e salvamento nas 31 estações salva-vidas existentes na costa portuguesa, o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) apenas tem nos seus quadros 68. “Faltam mais de metade dos profissionais necessários”, denuncia Serafim Gomes, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações e Juntas Portuárias.
Natural de Montemor-o-Novo, Capoulas Santos é um dos ministros do novo Governo com mais experiência política na sua área. Aos 64 anos, assume a pasta da Agricultura depois de uma década no Parlamento Europeu, onde acompanhou de perto dossiês da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, sendo reconhecido pelos seus pares pelo conhecimento profundo das pastas…
João Pedro Matos Fernandes tem 47 anos e é natural de Águeda. Licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, em 1991, concluiu o mestrado em Transportes, quatro anos mais tarde, no Instituto Superior Técnico. Foi nessa área que trabalhou na sua passagem pela Comissão de Coordenação da Região Norte, entre 1990 e 1995.
A Quercus denunciou hoje a existência de efluentes industriais “que vertem diretamente para uma linha de água, sem qualquer tipo de tratamento”, em Vale Salgueiro, no Outeiro Seco (Chaves).
Dez redes de pesca utilizadas normalmente em rios, conhecidas por botirões, para capturar meixão – enguia bebé que atinge entre 200 e 300 euros por quilo no mercado ilegal –; 90 para pescar enguia adulta e 20 artefactos para fundamento das redes. É este o saldo de uma operação concertada entre o Serviço de Proteção…
A GNR está a criar a primeira equipa de cães especializados em detetar veneno, num projeto pioneiro em Portugal, o Life Imperial. O objetivo do treino das “três equipas cinotécnicas especializadas na deteção de veneno”, esclarece a GNR em comunicado, é proteger a águia imperial, classificada como a sétima ave de rapina mais ameaçada do…
O Largo do Intendente Pina Manique, ou simplesmente Intendente, como é conhecido, mudou radicalmente em poucos anos. Zona de tráfico e consumo de droga e de prostituição durante décadas, «extremamente marginalizada», como define João Meneses, que coordenou a equipa destacada pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) em 2010 para reabilitar a Mouraria, a praça transformou-se…
Está já disponível em português o questionário online que servirá de base ao estudo internacional Global Drug Survey 2015, através do qual uma equipa de investigadores internacionais vai procurar determinar os hábitos de consumo de drogas – incluindo álcool, café ou tabaco, por exemplo, mas também drogas recreativas como MDMA ou as ‘novas drogas’ –…
Portugal é um dos maiores produtores de castanha da Europa, logo a seguir à Itália. Anualmente, segundo as estimativas da Associação Portuguesa da Castanha, o país produz 47.500 toneladas deste fruto. Itália, o primeiro produtor do continente europeu, contribui com cerca de 50 mil toneladas.
O Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel indeferiu, na terça-feira, a providência cautelar para travar a concessão dos sistemas de abastecimento e saneamento de águas à Águas do Norte interposta pelas câmaras de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Felgueiras, Gondomar, Lousada e Paredes, avançou hoje a Águas de Portugal (AdP) em comunicado.
Faro, Loulé, e Albufeira, concelhos devastados pelas chuvadas do último domingo – que em Boliqueime, no concelho de Loulé, fizeram uma vítima mortal –, já estavam identificados como zonas vulneráveis a cheias num estudo do Climate Change Impacts Adaptation and Modeling (CCIAM), da Faculdade de Ciências de Lisboa, de março de 2014, avançou ao SOL…
Chama-se José Pio o responsável pelo facto de o PS ter ganhado o Gavião nas últimas legislativas, com larga vantagem. Obtendo 53,02% dos votos, precisamente – mais do dobro sobre a coligação PSD/CDS, que não passou dos 21,32% -, os socialistas conseguiram aumentar este ano no concelho quase dez pontos percentuais sobre o segundo partido…
Já nas legislativas de 2011 poderia adivinhar-se que o BE tornar-se-ia a terceira força mais votada este ano no pequeno concelho ribatejano onde todos os caminhos-de-ferro se cruzam. À semelhança, aliás, do que aconteceu por todo o país no início de outubro. Há quatro anos, os bloquistas foram o quarto partido no Entroncamento. E têm,…
A rola-brava e o zarro passaram a ser consideradas espécies em risco de extinção, passando ambas a constar na categoria ‘Vulnerável’ na Lista Vermelha das Espécies em Vias de Extinção da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN), anunciou hoje a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).