Aviso prévio: este depoimento não pretende servir de exemplo a quem quer que seja, até porque o autor tem consciência da situação de privilégio em que vem desfrutando a sua experiência.
Já aqui confessei que, desde a adolescência, Paris se tornou a minha cidade favorita. E é por isso que, há longos anos, a minha mulher me oferece como prenda de aniversário uma visita a esse lugar onde nos habituámos a desfrutar sempre dias felizes.
Não, não se trata do princípio da incerteza que inspira a mecânica quântica de Heisenberg, uma das mais importantes descobertas científicas do século passado mas cujas implicações permanecem ainda em aberto. Mais terra a terra, o que aqui está em causa e se mostra facilmente observável, depois do que se passou em Portugal nos últimos…
Em declarações aos jornalistas na quarta-feira, em Roma, onde se encontrava para participar num encontro internacional, Cavaco Silva foi taxativo. A sua intervenção de 22 de outubro, quando indigitou Passos Coelho como próximo primeiro-ministro, «foi muito clara e não estou arrependido nem de uma única linha de tudo aquilo que disse». Obviamente, contestou as opiniões…
Tal como as personagens patéticas da peça de Samuel Beckett, confesso que também estive À Espera de Godot ao longo da passada quarta-feira. Mas havia uma diferença essencial. Essas personagens mantinham, apesar de tudo, a esperança absurda de que o enigmático Godot acabaria por aparecer, justificando, assim, uma interminável espera. A mim não restava sequer…
Aderrota da esquerda dividida era o título do comentário que escrevi na noite eleitoral de 4 de Outubro para o Diário de Notícias. Depois de referir «o caráter patético de algumas declarações de dirigentes do PCP ou do líder do Livre, Rui Tavares, efabulando uma vitória mítica contra a direita austeritária», lembrei que uma «maioria…
A persistência invulgar do número de indecisos – por muitas dúvidas que nos suscitem as tracking polls e sondagens realizadas nas últimas semanas – mostra a desorientação e o desamparo de grande parte do eleitorado perante as escolhas que lhe são propostas no próximo domingo. Porventura nunca como agora, em vésperas de eleições, tantos portugueses…
Angela Merkel, prémio Nobel da Paz? A hipótese foi levantada assim que a chanceler alemã apareceu a encarnar o acolhimento europeu às vagas de refugiados vindos do outro lado do Mediterrâneo. A consciência moral da Europa – nomeadamente, a solidariedade e a compaixão perante o infortúnio humano – era assumida com aparente firmeza e convicção…
António Costa ganhou o debate com Passos Coelho não apenas por mérito próprio – maior combatividade e objetividade na argumentação – mas, em larga medida, porque foi ajudado pelo extremo calculismo defensivo e a dissimulação do adversário.
Sempre que há um colapso nas Bolsas, como agora aconteceu na China e se propagou globalmente, é inevitável recordar-me de O Eclipse, de Michelangelo Antonioni, realizado há mais de meio século, em 1962. Não conheço outro filme tão belo, tão sensível e também tão premonitório da desordem (financeira, mas não só) do mundo contemporâneo.
António Costa aposta numa «campanha empolgante» que permita ao PS obter a vitória necessária – por maioria absoluta, deduz-se – nas próximas legislativas. Mas nada do que vimos até agora, ou é possível esperar a partir daí, promete empolgar os portugueses, seja por parte do PS e dos demais partidos à sua esquerda – ou…
Para além da polémica que suscitou um cartaz socialista de estilo grosseiramente kitsch nesta época de pré-campanha, a palavra “confiança” não constitui uma novidade na propaganda eleitoral. Pelo contrário, apareceu sucessivamente em cartazes de António Guterres (“Um voto de confiança”), Durão Barroso (“Mudar com confiança”) e José Sócrates (“Força e confiança”). Há, pois, confiança a…
David Cameron, primeiro-ministro britânico, classificou de “praga” a vaga de migrantes que pretendem atingir o Reino Unido a partir da cidade francesa de Calais, através do Eurotúnel da Mancha. Para fazer face a essa “praga”, Cameron anunciou que ia recorrer a todo um arsenal securitário e repressivo, incluindo cães e cercas, como se os deserdados…
O espírito de um lugar influencia o espírito de quem nele habita, por ali transita, ou aí …discursa. Prova disso foram as intervenções de Passos Coelho e Miguel Albuquerque, novo presidente do Governo da Madeira, na edição n.º 32 da Festa do Chão da Lagoa, local litúrgico das celebrações de Verão do PSD regional. Embora…
Que têm em comum os presidentes François Hollande e Cavaco Silva? Quase nada, tendo em conta, desde logo, a diferença dos respectivos poderes num regime presidencialista como o francês – onde o Presidente tem autoridade directa sobre o Governo – e num regime semipresidencialista como o nosso – onde o Presidente é suposto exercer, sobretudo,…
Se, à última hora, se evitou, pelo menos provisoriamente, o Grexit, será possível impedir o…Eurexit? A Grécia não saiu formalmente do euro, mas só à custa de uma tremenda humilhação – ou um «catálogo de horrores», segundo o mais influente semanário alemão, Der Spiegel – que a torna uma espécie de protectorado ou colónia dos…
Faltam apenas dois dias para expirar o prazo derradeiro de um acordo que evite a saída grega da moeda única e previna as suas incalculáveis mas seguramente terríveis consequências. Entretanto, há lições a reter do drama vivido nos últimos tempos, porventura os mais decisivos da história europeia do pós-guerra.