Avatar de Vicente Jorge Silva

Vicente Jorge Silva


  • Confinamento e amor

    Aviso prévio: este depoimento não pretende servir de exemplo a quem quer que seja, até porque o autor tem consciência da situação de privilégio em que vem desfrutando a sua experiência.

    Confinamento e amor

  • De Paris à Madeira

    Já aqui confessei que, desde a adolescência, Paris se tornou a minha cidade favorita. E é por isso que, há longos anos, a minha mulher me oferece como prenda de aniversário uma visita a esse lugar onde nos habituámos a desfrutar sempre dias felizes.

    De Paris à Madeira

  • O princípio da incerteza

    Não, não se trata do princípio da incerteza que inspira a mecânica quântica de Heisenberg, uma das mais importantes descobertas científicas do século passado mas cujas implicações permanecem ainda em aberto. Mais terra a terra, o que aqui está em causa e se mostra facilmente observável, depois do que se passou em Portugal nos últimos…

    O princípio da incerteza

  • «Nem de uma única linha»…

    Em declarações aos jornalistas na quarta-feira, em Roma, onde se encontrava para participar num encontro internacional, Cavaco Silva foi taxativo. A sua intervenção de 22 de outubro, quando indigitou Passos Coelho como próximo primeiro-ministro, «foi muito clara e não estou arrependido nem de uma única linha de tudo aquilo que disse». Obviamente, contestou as opiniões…

    «Nem de uma única linha»…

  • À espera de Godot

    Tal como as personagens patéticas da peça de Samuel Beckett, confesso que também estive À Espera de Godot ao longo da passada quarta-feira. Mas havia uma diferença essencial. Essas personagens mantinham, apesar de tudo, a esperança absurda de que o enigmático Godot acabaria por aparecer, justificando, assim, uma interminável espera. A mim não restava sequer…

    À espera de Godot

  • Democracia sem muros

    Aderrota da esquerda dividida era o título do comentário que escrevi na noite eleitoral de 4 de Outubro para o Diário de Notícias. Depois de referir «o caráter patético de algumas declarações de dirigentes do PCP ou do líder do Livre, Rui Tavares, efabulando uma vitória mítica contra a direita austeritária», lembrei que uma «maioria…

    Democracia sem muros

  • Carta aberta a Passos Coelho

    Senhor primeiro-ministro,

    Carta aberta a Passos Coelho

  • A democracia bloqueada

    A persistência invulgar do número de indecisos – por muitas dúvidas que nos suscitem as tracking polls e sondagens realizadas nas últimas semanas – mostra a desorientação e o desamparo de grande parte do eleitorado perante as escolhas que lhe são propostas no próximo domingo. Porventura nunca como agora, em vésperas de eleições, tantos portugueses…

    A democracia bloqueada


  • Dupla personalidade

    Angela Merkel, prémio Nobel da Paz? A hipótese foi levantada assim que a chanceler alemã apareceu a encarnar o acolhimento europeu às vagas de refugiados vindos do outro lado do Mediterrâneo. A consciência moral da Europa – nomeadamente, a solidariedade e a compaixão perante o infortúnio humano – era assumida com aparente firmeza e convicção…

    Dupla personalidade

  • O despertar de António Costa

    António Costa ganhou o debate com Passos Coelho não apenas por mérito próprio – maior combatividade e objetividade na argumentação – mas, em larga medida, porque foi ajudado pelo extremo calculismo defensivo e a dissimulação do adversário.

    O despertar de António Costa

  • Eclipse global

    Sempre que há um colapso nas Bolsas, como agora aconteceu na China e se propagou globalmente, é inevitável recordar-me de O Eclipse, de Michelangelo Antonioni, realizado há mais de meio século, em 1962. Não conheço outro filme tão belo, tão sensível e também tão premonitório da desordem (financeira, mas não só) do mundo contemporâneo.

    Eclipse global

  • Uma ‘campanha empolgante’?

    António Costa aposta numa «campanha empolgante» que permita ao PS obter a vitória necessária – por maioria absoluta, deduz-se – nas próximas legislativas. Mas nada do que vimos até agora, ou é possível esperar a partir daí, promete empolgar os portugueses, seja por parte do PS e dos demais partidos à sua esquerda – ou…

    Uma ‘campanha empolgante’?

  • Abusos de confiança

    Para além da polémica que suscitou um cartaz socialista de estilo grosseiramente kitsch nesta época de pré-campanha, a palavra “confiança” não constitui uma novidade na propaganda eleitoral. Pelo contrário, apareceu sucessivamente em cartazes de António Guterres (“Um voto de confiança”), Durão Barroso (“Mudar com confiança”) e José Sócrates (“Força e confiança”). Há, pois, confiança a…

    Abusos de confiança

  • ‘Praga’, cães e cercas

    David Cameron, primeiro-ministro britânico, classificou de “praga” a vaga de migrantes que pretendem atingir o Reino Unido a partir da cidade francesa de Calais, através do Eurotúnel da Mancha. Para fazer face a essa “praga”, Cameron anunciou que ia recorrer a todo um arsenal securitário e repressivo, incluindo cães e cercas, como se os deserdados…

    ‘Praga’, cães e cercas

  • Passos trocados

    O espírito de um lugar influencia o espírito de quem nele habita, por ali transita, ou aí …discursa. Prova disso foram as intervenções de Passos Coelho e Miguel Albuquerque, novo presidente do Governo da Madeira, na edição n.º 32 da Festa do Chão da Lagoa, local litúrgico das celebrações de Verão do PSD regional. Embora…

    Passos trocados

  • Presidentes impopulares

    Que têm em comum os presidentes François Hollande e Cavaco Silva? Quase nada, tendo em conta, desde logo, a diferença dos respectivos poderes num regime presidencialista como o francês – onde o Presidente tem autoridade directa sobre o Governo – e num regime semipresidencialista como o nosso – onde o Presidente é suposto exercer, sobretudo,…

    Presidentes impopulares

  • Eurexit em cadeira de rodas

    Se, à última hora, se evitou, pelo menos provisoriamente, o Grexit, será possível impedir o…Eurexit? A Grécia não saiu formalmente do euro, mas só à custa de uma tremenda humilhação – ou um «catálogo de horrores», segundo o mais influente semanário alemão, Der Spiegel – que a torna uma espécie de protectorado ou colónia dos…

    Eurexit em cadeira de rodas

  • A Europa depois do ‘não’

    Faltam apenas dois dias para expirar o prazo derradeiro de um acordo que evite a saída grega da moeda única e previna as suas incalculáveis mas seguramente terríveis consequências. Entretanto, há lições a reter do drama vivido nos últimos tempos, porventura os mais decisivos da história europeia do pós-guerra.

    A Europa depois do ‘não’