De acordo com EPAL, “as tarifas foram atualizadas de acordo com a previsão do índice harmonizado de preços no consumidor publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR)”.
O projeto, além de proteger “os lisboetas” das cheias, “prepara também o futuro para efeitos das alterações climáticas e da escassez de água
É “um setor subsídio-dependente” e quando se está assim “não há capacidade de inovação, de novas tecnologias” e o setor fica estagnado
Mais de metade das mortes (57%) dizem respeito a pessoas com mais de 85 anos.
Em média, 30% da água potável de cano perde-se na distribuição
O especialista em água Joaquim Poças Martins explica a importância da eletricidade para a água e deixa alertas.
Em caso de apagão prolongado, a maioria das autarquias só têm reservas de água para poucas horas – e muitas dependem da capacidade dos geradores para manter o abastecimento. Especialistas dizem que a falha que atingiu a península Ibérica mostra que a resiliência do sistema de abastecimento precisa de ser reforçada.
Barlavento algarvio deixou de estar a vermelho.
Entre os 231 municípios com tarifa social para o abastecimento da água, 149 praticam preços acima da taxa de esforço de 1% recomendada pela Entidade Reguladora do Serviço de Águas e Resíduos
Em janeiro, apenas a região do litoral do Alentejo e o barlavento Algarvio estavam em situação de seca, na classe de seca fraca, segundo o índice meteorológico de seca (PDSI) do IPMA.
HD 20794 d tem uma zona habitável, mas essa existência “não é, por si só, garantia que haja água líquida”, condição essencial para a vida tal como se conhece.
Com os constantes períodos de seca, principalmente a sul do país, há quem defenda a construção de autoestradas de água. Zero não concorda com essa ideia e explica quais as consequências e o que se pode vir a fazer.
Vemo-lo quando passamos por ele de carro, a pé, ou de transportes públicos. A lenda do assassino Diogo Alves faz-nos imaginar mil cenários sombrios. No entanto, o Aqueduto das Águas Livres conta muitas histórias. O jornal foi explorar o misterioso mundo dos antigos reservatórios de águas.
Nas últimas décadas, o problema da escassez de água tem-se agravado, em grande medida devido ao estilo de vida das sociedades e aos seus hábitos de consumo. Mas também é certo que muito se tem feito para otimizar este recurso.
Para o especialista em gestão de água só falta resolver o problema da agricultura de regadio, já que entende que as cheias não se resolvem com barragens: E justifica: “Dão uma falsa sensação de segurança e podem inclusivamente aumentar o número de mortes potenciais”.
“A Deco PROteste não encontra justificações válidas para estas disparidades, que não se explicam apenas por diferenças nos investimentos em reabilitação de redes ou por ineficiências na gestão dos sistemas”, alerta