Partido de esquerda obteve menos de 18% dos votos, enquanto a Nova Democracia, do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, ultrapassou os 40%.
Kyriakos Mitsotakis, líder do Nova Democracia, foi eleito primeiro-ministro grego com cerca de 39,8% dos votos, derrotando o Syriza de Tsipras, que apresentou a aplicação de austeridade como um sucesso.
Previstos estão cortes nos apoios às famílias numerosas e uma disposição que tornará mais difícil aos sindicatos a convocação de greves.
A oposição acusa o primeiro-ministro grego de tentar desviar as atenções depois do governo ter acordado a venda de mísseis e armas à Arábia Saudita
O primeiro-ministro da Grécia diz serem necessários “passos significativos” na redução da dívida antes de o país finalizar o acordo com os credores e implementar novas medidas.
Os credores pretendem privatizar as empresas públicas e aumentar os despedimentos
Os primeiros-ministros de Portugal e Grécia assinaram esta segunda-feira uma declaração conjunta contra a austeridade na Europa.
O primeiro-ministro vai ter o seu primeiro encontro com Alexis Tsipras desde que chegou ao poder. António Costa visita a Grécia na próxima segunda-feira e estará com o seu homólogo para discutir a agenda europeia.
A vitória do Syriza e de Alexis Tsipras nas legislativas de 25 de janeiro de 2015 provocou uma vaga de euforia em vastos setores da esquerda portuguesa. E despertou alarmes na direita.
O acordo assinado em julho do ano passado, depois de meses de posições extremadas ainda com o ministro das Finanças Varoufakis, prevê que o governo grego avance com várias reformas para que o país possa receber 86 mil milhões de euros nos próximos três anos.
Yanis Panousis, ministro-adjunto da Proteção dos Cidadãos no primeiro governo de Alexis Tsipras, acusou três membros do Syriza de o ameaçarem de morte e disse que o primeiro-ministro conhece a situação há quatro meses.
O parlamento grego aprovou na noite de quarta-feira um voto de confiança ao Governo de Alexis Tsipras, habilitando-o a aplicar as medidas de poupança e reformas prometidas aos credores em troca de auxílio financeiro.
É mais jovem do que eu, pouco mais de 40. Nasceu três meses depois do 25 de Abril, mas de Portugal tem amigos que lhe falaram do romantismo da revolução. Juram-me que gostou de saber dos cravos na ponta das espingardas, do povo na rua.
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, cujo novo Governo tomou hoje posse, foi já criticado por ter incluído na equipa um nacionalista de direita conhecido por declarações controversas que visam judeus ou homossexuais.
Alexis Tsipras, reeleito primeiro-ministro da Grécia no domingo, formou ontem o seu novo governo de coligação Syriza-Gregos Independentes, no qual mantém o professor de Economia Euclid Tsakalotos como ministro das Finanças, anunciou a porta-voz do governo.
1. A vitória de Tsipras na Grécia, ao contrário do que afirma alguma comunicação social portuguesa, não constitui nenhuma surpresa – trata-se apenas da confirmação de um facto mais do que expectável. Surpreendente, isso sim, seria a vitória da Nova Democracia ou um resultado eleitoral expressivo do grupo de dissidentes do Syriza, liderado de facto…
O alemão Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu, não susteve a surpresa sobre o momento pós-eleitoral na Grécia. Não tanto sobre os resultados que deram a vitória ao Syriza, mas o retomar da coligação com o pequeno partido nacionalista de direita, os Gregos Independentes (Anel). “Liguei-lhe para perguntar por que ele (Tsipras) vai continuar a…
O ex-primeiro-ministro grego e líder do Syriza, Alexis Tsipras, manifestou-se hoje otimista de que o povo vai dar o seu voto a um governo que “vai dar luta, não só na Europa, como dentro do país” nos próximos quatro anos.
O líder do Syriza, Alexis Tsipras, encerrou hoje a campanha eleitoral para as legislativas de domingo na Grécia com um discurso combativo e uma mensagem de alento a Espanha e Portugal, onde também decorrem eleições em 2015.