Partido de esquerda obteve menos de 18% dos votos, enquanto a Nova Democracia, do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, ultrapassou os 40%.
Kyriakos Mitsotakis, líder do Nova Democracia, foi eleito primeiro-ministro grego com cerca de 39,8% dos votos, derrotando o Syriza de Tsipras, que apresentou a aplicação de austeridade como um sucesso.
Previstos estão cortes nos apoios às famílias numerosas e uma disposição que tornará mais difícil aos sindicatos a convocação de greves.
A oposição acusa o primeiro-ministro grego de tentar desviar as atenções depois do governo ter acordado a venda de mísseis e armas à Arábia Saudita
O primeiro-ministro da Grécia diz serem necessários “passos significativos” na redução da dívida antes de o país finalizar o acordo com os credores e implementar novas medidas.
Os credores pretendem privatizar as empresas públicas e aumentar os despedimentos
Os primeiros-ministros de Portugal e Grécia assinaram esta segunda-feira uma declaração conjunta contra a austeridade na Europa.
O primeiro-ministro vai ter o seu primeiro encontro com Alexis Tsipras desde que chegou ao poder. António Costa visita a Grécia na próxima segunda-feira e estará com o seu homólogo para discutir a agenda europeia.
A vitória do Syriza e de Alexis Tsipras nas legislativas de 25 de janeiro de 2015 provocou uma vaga de euforia em vastos setores da esquerda portuguesa. E despertou alarmes na direita.
O acordo assinado em julho do ano passado, depois de meses de posições extremadas ainda com o ministro das Finanças Varoufakis, prevê que o governo grego avance com várias reformas para que o país possa receber 86 mil milhões de euros nos próximos três anos.