O PISA 2022 examina formas adicionais de interação parental, como o envolvimento em discussões sobre assuntos políticos ou questões sociais e nutrir uma conexão social entre filhos e pais
Miguel Herdade integra um grupo de reflexão do Presidente da República e trabalha em desigualdes na Educação. Alerta que o fosso entre alunos ricos e pobres tende a agravar-se com a falta de professores e ausência de medidas pós-pandemia.
Governo mantém a meta de reduzir em, pelo menos 90% no número de alunos sem aulas durante o 1.º período, em relação a 2023/2024.
escolas já receberam orientações para começar a devolver os equipamentos de conectividade.
Se é a escola o elevador social por excelência é também a escola a única forma de integração dos alunos e famílias imigrantes. Combater a xenofobia e a integração e humanização da imigração começa aqui: ensinando com sucesso
As vítimas foram transportadas para o Hospital de Vila Franca de Xira
O novo plano A+A põe as escolas a avaliarem a capacidade leitora dos alunos seguindo regras ditadas pelo ME e recomenda a restrição de telemóveis. Proibição talvez para o ano. Para já, estuda-se o tema
João Costa diz que Executivo está a inflacionar a quantidade de alunos sem professores no início do ano letivo passado.
As disciplinas com maior carência são Informática, com 86 horários por ocupar, Português (65 horários), Matemática (63 horários), Física e Química (53 horários) e História e Geografia (98 horários)
‘Menos Ecrãs, Mais Vida!’ é o nome do movimento que esteve reunido com o Ministério da Educação na segunda-feira. E promete não dar tréguas na luta pela proteção das crianças.
O ensino em Portugal mudou muito ao longo dos anos. Umas disciplinas caíram, outras nasceram e há métodos novos. Mas os números não são assim tão desfavoráveis ao nosso país.
“Fazer tudo isto é preparar o país para as próximas décadas, é olhar para ações que muitas delas não têm efeito imediato”, disse Luís Montenegro, em declarações aos jornalistas.
O dirigente da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo assegura que os privados estão a crescer e que se deve olhar com atenção para este fenómeno.
Alunos sem aulas, crianças sem lugares nas creches, setor privado em crescimento e falta de professores. Foi assim que acabou o ano letivo. O início do próximo é a primeira grande prova do novo ministro.
O reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Emídio Gomes, diz que os alunos internacionais já rondam os 1.100 num total de nove mil e conta com 50 nacionalidades. Mas admite que a grande aposta são os alunos provenientes dos países da CPLP têm registado um peso crescente entre a comunidade estudantil. A ideia é capacitar os…
Fernando Alexandre diz que terá de haver “consequências”.
Há escolas em Lisboa com quase 50% de alunos imigrantes. Algumas com mais de 50 nacionalidades. E muitos nem sequer falam português.
Objetivo da iniciativa passa pelo fim do projeto-piloto Manuais Digitais nas escolas.
Em debate, Pedro Santa Clara, diretor da Escola 42, da TUMO Coimbra e professor de Finanças na Nova SBE, e Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra há cinco anos, onde leciona desde 1989.