Quarenta e três anos depois de Os Cus de Judas, Lobo Antunes desinteressou-se da história, ou talvez já não tenha grande coisa para contar, e tudo não passe, para ele, de um interminável jogo de linguagem.
António Lobo Antunes lamenta que Portugal e Espanha não sejam o mesmo país
Assédio ocorreu quando o escritor andava no liceu
A amizade com Lobo Antunes mudou-lhe a vida. Viveu em casa do romancista que ainda fez uso dos seus conhecimentos de psiquiatria e ajudou Flamand a lidar com as feridas enquanto “prisioneiro de Ceausescu”. Agora, tem pela segunda vez um livro de poemas editado em Portugal, o seu melhor, diz Lobo Antunes
Numa rara aparição pública, o escritor contou a história do “senhor Barata”.
Intelectual cosmopolita, Eugénio Lisboa diz que é um “enraízado com múltiplas raízes”: Nasceu em Moçambique, viveu em Inglaterra, Suécia, África do Sul, e está há 23 anos em Portugal. Foi homenageado na edição deste ano do Correntes d’Escritas, onde o i o entrevistou.
No meio da confusão política em que o próximo passo pertence agora ao Presidente Cavaco, e enquanto o PS vai apreciando nas suas reuniões os passos de António Costa, o novo livro de António Lobo Antunes, intitulado ‘Da Natureza das Coisas’, é a grande novidade literária nacional (ao lado do Premio Saramago ganho por Bruno…
Chegámos à época de distribuição dos prémios Nobel. Mas áreas científicas, Portugal não tem hipóteses de ganhar um prémio, mas na área não-científica, na literatura, temos um escritor a quem o Nobel assentaria bem: António Lobo Antunes.
O novo romance de António Lobo Antunes, “Da natureza dos deuses”, chega às livrarias no próximo dia 20 de outubro, anunciaram hoje as Publicações D. Quixote, que chancelam a obra.