Parque temático de Coimbra, construído durante o Estado Novo, vai expandir-se com cinco novos pavilhões que reproduzem em miniatura marcos da arquitetura contemporânea
No tempo de Salazar, a burocracia era odiada. Daí para cá, a situação piorou: os burocratas cresceram em número, puseram-se em bicos de pés, ganharam poder. Tudo o que envolve o Estado se complicou. E nenhum governante vê isto?
1929-2024. Arquiteto Paisagista e Escritor.
O maior arquiteto português e o decano dos críticos de arquitetura, o britânico Kenneth Frampton, encontraram-se na nova ala de Serralves para uma conversa memorável.
Não sabe por que escolheu o curso de arquitetura mas tornou-se um dos expoentes da disciplina a nível mundial. Em Lisboa falou sobre o futuro das cidades e explicou que ter nascido no Chile o ensinou a valorizar a escassez.
O arquiteto norte-americano esteve em Lisboa a inaugurar a S+Academy. Os planos para o novo Museu Judaico da capital continuam no segredo dos deuses, mas Libeskind deu uma verdadeira aula sobre a arquitetura e a memória, a beleza e o sagrado. ‘Se um edifício não for belo, não vale a pena construí-lo’, defendeu.
Começou pela arqueologia, mas acabaria por especializar-se na arquitetura da Idade Média. Diz que não tem tendência para se fixar. ‘Acabo por precisar de saber outras coisas’. A abrangência dos seus interesses está bem espelhada no volume Arquitetura Portuguesa – História Essencial, que acaba de ser publicado.
Acabam de ser publicadas em Portugal as memórias do arquiteto favorito de Hitler. Condenado a 20 anos de prisão depois da guerra, Albert Speer teve muito tempo para refletir acerca da sua culpa.
Este ano o projeto La Borba, em Barcelona, foi um dos vencedores do prémio Mies van der Rohe de arquitetura, um dos mais importantes galardões do sector. Qual a sua história e como vivem as pessoas em cooperativa?
Em 1972, ninguém poderia imaginar que dentro de uma pequena cápsula caberia “uma vida inteira”. 50 anos depois, quase que não nos espanta que aquela que foi a primeira “casa cápsula” para uso prático e permanente, esteja a ser demolida. Mas porquê?
Natural do Burkina Faso Diébédo e fundador e arquiteto do escritório Kere Architecture, com sede em Berlim, o artista esteve em Portugal em novembro de 2019, a propósito da inauguração de uma exposição na Exponor, em Matosinhos.
Um lugar de representação inerente às funções do Estado português.
Nascido a 5 de dezembro de 1939, Ricardo Bofill morreu aos 82 anos, de complicações relacionadas ao Covid-19, anunciou a sua família.
Richard Rogers concebeu o Centro Georges Pompidou em Paris com Renzo Piano em 1971.
O autor do projeto do edifício que depois remodelado pelo ateliê ARX saiu em defesa de Cristiano Ronaldo, e criticou José Mateus.
António Segadães Tavares, engenheiro de estruturas que tornou possível a pala do Pavilhão de Portugal, recorda os bastidores e as peripécias do projeto.
Apesar da classificação como Monumento de Interesse Público em 2010, o Pavilhão de Portugal esteve durante anos ao deus-dará e foi lugar de eleição para sem-abrigo. As obras de requalificação, que deverão estar prontas em 2021, prometem insuflar nova vida neste marco da Expo-98 e da arquitetura portuguesa.
É conhecido em Loures por ‘palácio das abóboras’, por outrora o rendeiro colocar aqueles legumes a secar no parapeito da varanda. O Palácio Valflores, em Santa Iria da Azoia, um exemplo precioso de arquitetura doméstica do Renascimento, já teve animais nas suas salas e até uma casa de banho na capela, mas foi salvo ao cair…
Arquiteto português foi distinguido com o prémio da Academia Americana de Artes e Letras pela sua «contribuição significativa para a arquitetura».