Analistas referem que ‘’economias onde o Estado intervém mais’, nomeadamente em apoios sociais têm maiores dificuldades em controlar as despesas. E o resultado final fala por si e Portugal não escapa.
Isto deve-se ao aumento das temperaturas para a próxima semana.
Um aumento de 0,4% no final de 2023 face a 2022.
Portaria publicada em Diário da República entra em vigor no sábado.
Análise do Portal da Queixa revela que, em 2023, a subida do custo de vida foi o motivo reportado em 39.840 reclamações.
Alerta é do economista Eugénio Rosa que faz as contas aos aumentos de 2022 e 2023 e diz que tem “enorme impacto nas famílias de baixos rendimentos”.
O decreto-lei foi aprovado, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros.
Enquanto o aumento dos juros se reflete nas prestações a pagar das casas, o mesmo não acontece nas poupanças. Um cenário que não se repete no Aforro porque ‘beneficia’ com a subida da Euribor e poderá ganhar adeptos.
EDP Comercial vai aumentar gás das famílias em média 30 euros já em outubro. Galp segue o mesmo caminho, mas não revela valores de subida.
Alerta é do economista Eugénio Rosa, que chama a atenção para a perda de poder de compra e faz as contas à diferença entre abril de 2021 e deste ano. Aumento dos cereais é o mais gritante e traz outros aumentos, como o da carne.
Portugueses sugerem “greves” e bloqueios das pontes.
Aumento dos preços está relacionado com a escassez de gás.
ERSE fala em subida de 1,05 euros para a maioria dos consumidores do mercado regulado.
DGS avança que já foram ligados duas dezenas de casos aos festejos do Sporting, mas admite que festa não explica tudo. Governo manda testar em massa de novo.
Em causa está a remuneração de três administradores da companhia aérea portuguesa. Miguel Frasquilho, chairman da TAP, “já comunicou a intenção de renunciar qualquer diferencial que resulte de acumulação das funções com efeitos à data de 28 de outubro”, esclarece o Governo.
Proposta do PCP recebeu os votos favoráveis de todos os partidos, à exceção do PSD que se absteve.
A prioridade para 2021 será proteger os direitos e os rendimentos dos funcionários públicos «num quadro de bastante incerteza» devido à crise causada pela pandemia de covid-19.