Aos 81 anos ainda mostra genica e vontade de trabalhar. A partir do próximo ano, não poderá candidatar-se à Câmara de Sintra. Mas o percurso até aqui foi longo.
Líder em Aveiro por 12 anos, modernizou a cidade, mas enfrentou críticas por incentivar o AL e a especulação imobiliária.
Além de Rui Moreira, no Porto, há outros quatro municípios dirigidos por movimentos independentes que terão de mudar de presidente em 2025.
Ao concluir o seu último mandato, Carlos Carreiras deixa uma marca mista em Cascais. Um legado de inovação e desenvolvimento, mas envolto em polémicas.
Estiveram durante décadas à frente de câmaras municipais e eram os preferidos dos munícipes. Mas a lei de limitação de mandatos impediu-os de se recandidatarem. Outros até saíram antes. Uns voltaram, outros seguiram outros caminhos.
Não podendo candidatar-se mais pelas suas autarquias, vários presidentes optam por tentar outras.
PS lidera lista, seguido pelo PSD. Mas se há quem opte por terminar o cargo há quem olhe para o concelho vizinho como uma alternativa para se manter no poder. Paula Espírito Santo, destaca a “importância de renovação de elites” e diz que “as pessoas não são insubstituíveis”.
O ano de 2025 marca uma viragem no poder local, com mais de um terço dos presidentes de câmara impedidos de se recandidatar devido à lei de limitação de mandatos. Enquanto autarcas de longa data encerram os seus ciclos, com o Rui Moreira no Porto, os ‘dinossauros’ preparam-se para voltar à corrida eleitoral.
A acusação relata que, desde 2019, a relação entre o município e as empresas que exploram o aterro foi marcada por conflitualidade
Parecer do MP tinha sido pedido pela tutela de Alexandra Leitão.
“Esta medida, que será financiada pelo Orçamento do Estado, representa um investimento total de cerca de 29 milhões de euros já para o Orçamento do Estado de 2022, assim este diploma seja aprovado nesta casa a tempo, para o que conto com a colaboração de todos”, declarou Alexandra Leitão.
São vários os candidatos às autárquicas que nem em férias perdem a oportunidade para contactar com o eleitorado.
No 48.º aniversário do partido, o secretário-geral realçou a importância dos militantes, homenageou os primeiros autarcas socialistas eleitos em 1976, mas continuou sem largar um piu sobre ex-primeiro-ministro José Sócrates.
Rio defende que processo que levou ao anúncio dos mais de 70 candidatos do PSD às autárquicas foi “rigorosamente igual” ao de anos anteriores.
Encontro em São João da Pesqueira no sábado para avaliar medidas ou até a criação de uma nova força política.
Autarcas de Lisboa e de Cascais rejeitam abertura antecipada de estabelecimentos comerciais.
“O que estamos a assistir é uma competição entre autarcas para ver quem vai mais longe nas restrições, no alarmismo e na propagação do medo”, referem os comunistas.
Integrar órgãos sociais de clubes, como fazem os autarcas do Porto e de Gaia, ou apoiar candidatos, como Fernando Medina, pode obrigar ao pedido de escusa no momento da votação de decisões que envolvem essas instituições. Sob pena de poderem ser invocados juízos de suspeição.
Marcelo telefonou a presidentes de câmara durante o período da Páscoa e prometeu não os esquecer. Autarcas admitem que agiram na fronteira da legalidade para enfrentar pandemia.