Todas as ilhas dos Açores estiveram, esta madrugada, sob aviso amarelo.
Chuva pode vir acompanhada de trovoada.
Os termómetros vão oscilar com os mínimos entre os 7 graus Celsius (na Guarda) e os 15 (em Lisboa e Faro) e as máximas entre os 17 graus (na Guarda) e os 26 (em Braga).
Para esta sexta-feira, as temperaturas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (na Guarda) e os 28 graus (em Évora, Beja e Faro).
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica
aviso amarelo foi acionado pela “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, vigora entre as 6h00 locais (7h00 em Lisboa) e as 13h00 de segunda-feira.
Aviso abrange todas as ilhas do arquipélago dos Açores, nos grupos Oriental, Central e Ocidental.
Cerca de 20 concelhos estão em risco máximo de incêndio.
As previsões apontam para uma descida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro e subida no Algarve.
O alerta do IPMA estará em vigor até quinta-feira.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado” e o amarelo quando há uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”
IPMA alerta para previsões de queda de neve acima dos 1.100 metros.
A chuva pode vir acompanhada de granizo e trovoada.
Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) aconselha a população a adotar medidas preventivas devido ao agravamento das condições meteorológicas.
Ondas podem chegar aos sete metros.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê vento forte na região norte do país, com rajadas que pode ultrapassar os 70 quilómetros por hora.
O IPMA prevê “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”.
O alerta está em vigor a partir de esta segunda-feira e prevê-se um céu muito nublado, chuva no litoral, nevoeiro, formação de geada e subida das temperaturas mínimas.