Enquanto a coleção não está completa, é sempre uma pedra no sapato. Olhamos para a prateleira e não vemos os volumes que lá estão, mas sim os que nos faltam.
Uma tese inovadora sobre a Primeira Cruzada, um estudo que avalia a influência do luteranismo no pensamento político moderno, a Grande Guerra em mapas e uma dissecação da reunião onde os nazis planearam a ‘solução final’: quatro títulos recentes e um total de mais de mil páginas que cobrem mil anos de História.
Obra fundamental de Galileu Galilei de 1610 desapareceu da instituição. Mas direção não avisou ninguém até ser obrigada.
84, Charing Cross Road é um livro curto e comovente com uma história curiosa. Nascida em Filadélfia em 1916, Helene Hanff, a sua autora, queria escrever peças de teatro para a Broadway. Aos 22 anos venceu uma bolsa que lhe permitiu mudar-se para Manhattan, onde habitou durante anos um estúdio sem aquecimento.
Esta semana gostaria de convidar o leitor, provavelmente farto de estar fechado em casa, para uma caminhada ao ar livre na companhia de um dos grandes espíritos do século XIX.
Tal como no restaurante escolho sempre o vinho em função da coluna da direita, também na compra de livros (sobretudo em alfarrabistas) a minha decisão depende grandemente do preço. Se vejo algum que me interessa, faço uma equação rápida em que pondero, semi-intuitivamente, vários fatores.
Fundada no século XV mas com origens muito mais recuadas, a biblioteca que o padre Tolentino Mendonça vai dirigir acumulou ao longo do tempo riquezas incalculáveis. Hoje tem mais de 1,6 milhões de livros impressos, 150 mil manuscritos e 300 mil moedas e obras de arte.
Um núcleo impressionante de numismática, uma biblioteca cheia de raridades, 97 pinturas antigas e um acervo de fotografia contemporânea de nível mundial: o Novo Banco ‘herdou’ quatro coleções distintas que agora quer mostrar aos portugueses, sob o lema ‘Arte & cultura partilham-se’. A biblioteca e as moedas já têm destino final, quanto às pinturas e…
Esta é a prova de que as bibliotecas não têm de ser sítios aborrecidos.
O aluno estava na casa de banho quando a biblioteca fechou