Um texto pode tratar de coisas más, sujas, desagradáveis, e assim ser grande literatura. Mas não é por tratar de coisas más, sujas e desagradáveis que se torna automaticamente uma obra-prima.
Quando foi terminado já havia edifícios mais altos. E mais elegantes. Mas nenhum tem no seu currículo um almoço tão singular.
A avaliar pelo nome poderia tratar-se de uma sociedade secreta de amantes de livros. E, de facto, originalmente as suas belas edições estavam reservadas a sócios.
Poderá o escritor ter feito um trocadilho com uma civilização desaparecida?
Durante séculos os artistas formavam-se copiando os mestres. Velázquez copiou Rafael e Manet copiou Velázquez. Mas qual será o equivalente na literatura?
Os faróis são símbolos da solidão mais absoluta, mas também de solidariedade e entreajuda, uma luz amiga a brilhar na escuridão da noite.
De tempos a tempos é preciso tirá-los da prateleira, afagar-lhes as capas, abrir-lhes as páginas para que possam respirar um pouco em liberdade.
A ação combinada da pressão imobiliária e da pandemia expulsou do Chiado um dos santuários da cultura lisboeta.
Mais do que o enredo, penso que era a sua capacidade para criar atmosferas que verdadeiramente apaixonava o leitor.
Como uma referência brevíssima me levou a calcorrear as livrarias à procura de um clássico difícil de encontrar.
Invejosos do sucesso dos espelhos produzidos em Veneza, os franceses investiram na indústria espelheira durante o reinado de Luís XIV.
Arrisco dizer que a atração pelo Antigo Egito se deve ao facto de ser uma civilização simultaneamente distante e próxima de nós.
Este ano acho que exagerei. Usando uma qualquer desculpa esfarrapada, enchi um saco enorme com livros, o que lamentavelmente obrigou a minha mulher a fazer a viagem para o Algarve no maior dos desconfortos, sem ter sequer sítio onde pôr as pernas (uma vez que não havia mais espaço na bagageira do carro, o pesadíssimo…
O que mais me agradou foi o de Marte – pela riqueza das cores e reflexos iridescentes. Gosto de o segurar na mão, de lhe sentir o peso, e de imaginar que é uma espécie de universo fechado. Apesar das conotações bélicas de Marte, transmite-me tranquilidade.
O confinamento leva Jack Torrence à violência e à loucura, mas é quando sai que encontra a morte. Também na vida real uma saída irrefletida pode ter tido consequências fatais.
A propósito do seu livro, escreveu Flaubert: «Pretendi fixar uma miragem, aplicando à Antiguidade os processos do romance moderno, e procurei ser simples».
Tal como as pirâmides, a esfinge ou os túmulos do Vale dos Reis, as múmias continuam a exercer um misterioso fascínio a que poucos conseguimos escapar. Mais do que testemunhos da requintada civilização do Antigo Egito, estas relíquias macabras constituem uma ponte material entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos, conseguindo a…
Foi por causa de um erro de cálculo que Miklós Nyiszli deu por si a atravessar os portões do inferno no dia 27 de maio de 1944. «Decido rapidamente e ajo rapidamente, especialmente quando está em causa uma decisão importante», escreveu. «Os resultados nem sempre são brilhantes. O facto de eu ter acabado aqui nos…