John Reader viveu oito anos na Cidade do Cabo e outros dez em Nairobi. Mas a um profundo conhecedor da realidade africana não se lhe peça que fale de animais selvagens, de palhotas ou de outros aspetos exóticos
3,6 milhões de anos parecem uma eternidade. Mas tornam-se quase insignificantes quando comparados com a antiguidade do continente africano.
A filha de Pulido Valente ameaçou processá-lo, a neta de Cunhal disse ‘cobras e lagartos’ dele, Saramago perguntou-lhe se ele era maluco e Lobo Antunes deitou os seus livros para o lixo. ‘Já tive experiências dramáticas’, recorda Céu e Silva, que acaba de dedicar um livro a Maria Filomena Mónica.
O autor da monumental biografia do poeta da Mensagem está convicto de que Pessoa teve a vida que quis ter. Até porque, explica, ‘não se preocupava com a felicidade, não era uma ambição sua’. Em conversa com o Nascer do SOL, Zenith fala das dúvidas, das viagens imaginárias e dos vícios reais do seu biografado.
Estará disponível nas livrarias a partir da próxima quinta-feira ‘Fernando Pessoa – Uma Biografia’. «Tentei pôr no livro os elementos todos para que os leitores consigam sentir Pessoa», explicou o autor, Richard Zenith, que dedicou 13 anos de trabalho a esta obra de 1200 páginas.
Livro foi escrito pelo jornalista Sergii Rudenko.
Nascido em 1893, Paramhansa Yogananda sabia desde pequeno que era especial. O seu percurso espiritual, da infância à ida para os EUA, onde introduziu o ioga, está relatado na Autobiografia de um Iogue, um livro de culto para Steve Jobs e George Harrison.
Duquesa de Sussex enfrenta novas acusações controversas. Autor de biografia não autorizada diz que Meghan sempre quis ser “a princesa Diana 2.0”.
Durante muitos anos a morte da estrela do rock and roll foi atribuída a uma overdose de medicamentos, mas uma biógrafa afirma que tudo se deveu às suas doenças congénitas.
Icónico vocalista dos Rolling Stones já devolveu o milhão de dólares que tinha recebido como adiantamento da editora.
Morreu aos 90 anos um ícone da masculinidade, o ator que primeiro encarnou no grande ecrã o agente 007, e que nunca pediu desculpa, fosse pelas suas origens humildes, pelo seu empenhado nacionalismo ou, em geral, por ser quem era, tendo preferido virar costas, primeiro a Bond, para continuar a recriar-se, e depois a Hollywood,…
Mariah Carey e James Packer começaram a namorar em 2015 e nove meses depois anunciaram o noivado, que acabou em 2016.
Vai de férias e ainda não sabe o que levar na bagagem? Da ficção ao ensaio, da história à ciência, fizemos uma seleção de perto de meia centena de títulos recentes para que não lhe falte leitura durante estes dias quentes.
Por mais de 20 anos foi um dos rostos mais presentes entre os elencos das produções de ficção televisiva, mas o seu percurso foi-se fazendo também nos palcos, onde trabalhou com alguns dos mais relevantes nomes do teatro português.
A editora, Dey Street Books, divulgou uma descrição da biografia, onde afirma que os detalhes que irão ser revelados “vão além das manchetes”.
Apesar do nascimento privilegiado, da enorme bagagem cultural e dos dotes intelectuais indesmentíveis, o percurso de Warburg não foi isento de percalços.