Bispos debatem indemnizações às vítimas de abusos sexuais. “Sabendo que ninguém pode pagar ou anular os dramas do passado, queremos que este seja um passo importante para o reconhecimento do mal que lhes foi infligido”.
O Sínodo foi uma desilusão para todos aqueles que queriam decisões concretas, mas essas só surgirão em 2024 ou 2025.
Os bispos católicos portugueses estão reunidos em Fátima para discutir e abordar preocupações até a próxima quinta-feira, comprometendo-se a enfrentar os desafios contemporâneos com uma abordagem centrada na justiça, dignidade e busca pela paz.
Medida, considerada histórica, já foi elogiada pelas mulheres católicas
“Nunca é demais renovar o pedido de perdão e o sentimento de profunda gratidão para com todos os que deram ‘voz ao silêncio’ e tiveram a coragem de denunciar aquilo que nunca lhes deveria ter acontecido”, disse José Ornelas.
“Bispos encobridores, a existirem, retirem-se de funções” e “Todos os abusadores que estejam atualmente ao serviço da Igreja sejam suspensos com caráter preventivo sempre que haja indícios minimamente credíveis sobre abusos”, são algumas das diretrizes que os signatários de uma carta aos dirigentes do clero querem ver impostas.
Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa reconhece que os resultados não podem ser ignorados.
O Papa quer que os novos bispos portugueses ‘sintam os problemas da população’ e não sejam demasiado conservadores. Encontrá-los não é tarefa fácil e Ivo Scapolo leva anos a descobrir prelados que tenham uma ficha limpa e defendam uma Igreja moderna.
Os factos ocorreram quando Marian Golebiewski, agora com 83 anos, foi bispo de Koszalin-Kolobrzeg, de 1996 a 2004, e arcebispo de Wroclaw, de 2004 a 2013.
A recomendação foi feita esta segunda-feira, depois de terem sido confirmados os dois primeiros casos do novo coronavírus em Portugal.
“Havia padres e também bispos que faziam isso”
Papa encontrou-se esta semana com os bispos para falar sobre os casos de abuso sexual
O acórdão citava a Bíblia e referia que, num caso de violência doméstica, o adultério da mulher servia de atenuante.
O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) associou-se à manifestação em defesa da escola privada, que decorre este domingo em Lisboa.
Depois das divisões e das polémicas, o documento final do Sínodo dos Bispos sobre a Família promete mesmo avançar com algumas mudanças em relação aos divorciados católicos que voltaram a casar. Ao fim de três semanas de trabalho, os cardeais e bispos estão neste momento a proceder à votação, ponto a ponto, do documento final,…
A Igreja Católica não sabe acolher bem as pessoas. Foi esta a mensagem transmitida na sexta-feira pelo cardeal patriarca no Sínodo dos Bispos sobre a Família que está a decorrer em Roma. Manuel Clemente lembrou as queixas frequentes das pessoas que procuram as instituições religiosas e lembrou que a Igreja não pode funcionar da mesma…
Na visita ad limina, há 15 dias, Francisco falou aos bispos sobre o que deve mudar na Igreja Católica em Portugal.
Durante o encontro de segunda-feira com o Papa Francisco, o arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, sublinhou a importância de se concluir o processo de canonizado do beato Frei Bartolomeu dos Mártires. “O papa pediu ao seu secretário que apontasse a questão o que significa que levou o assunto a sério”, explicou ao SOL o bispo…