Entre os problemas mais comuns nas estão o fraco isolamento de janelas ou portas e a presença de humidade e fungos/bolores.
2025 marca um novo capítulo na corrida contra o aquecimento global. Fenómenos como inundações, incêndios, calor extremo e seca estão entre os desafios ambientais para este ano. O relógio climático não pára: restam apenas quatro anos para agir.
“Estes próximos dias até ao Natal, vamos ter um cenário de tempo seco com céu pouco nublado ou limpo” e, nalguns locais, preveem-se mesmo “temperaturas máximas até acima da média para a época do ano”, disse o IPMA, em declarações à Lusa.
Este fenómeno, que reduz a qualidade do ar, afeta todo o continente e deverá ter maior impacto nas regiões do Alentejo, Algarve e interior do Centro.
Sete mortos e dezenas de feridos. O Governo já declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados.
Medidas excecionais em vigor até terça-feira às 23h59.
IPMA prevê um aumento da temperatura, gradual e inusual para setembro, até segunda-feira.
IPMA prevê noites tropicais nos próximos dias.
A mudança do filtro do habitáculo e o recarregamento do gás do sistema de ar condicionado, podem salvar vidas
Para hoje, temperatura máxima mais elevada prevista será alcançada em Évora e Castelo Branco com 34 graus Celsius, seguida de Bragança e Beja com 33, Santarém, Portalegre e Vila Real com 31.
Concelhos em risco máximo integram os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre, Santarém e Faro.
Termómetros vão oscilar entre 14º Celsius (Bragança) e os 40º (Évora).
Para hoje, Castelo Branco ganha a corrida como o distrito mais quente , ao chegar aos 34º Celsius, e com Aveiro, Sines e Sagres (24º) a serem os mais frescos.
Termómetros contabilizaram 1,21.°C acima da média do século XX (15,8.°C), com o mês a ficar marcado por várias ondas de calor
Termómetros vão oscilar entre os 14º Celsius (Guarda) e os 20º (Faro) e as máximas entre os 23º (Viana do Castelo e Porto) e os 31º (Castelo Branco, Évora, Beja e Faro).
Temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15º Celsius (Vila REal) e os 20º (Faro) e as máximas entre os 24º (Viana do Castelo, Porto, Sines e Sagres) e os 36º (Castelo Branco).
Por sua vez, depois das 18h00 de sábado e até às 18h00 de domingo, estes três distritos ficarão em alerta laranja.
Évora, Beja e Castelo Branco são os três distritos que terão a temperatura máxima mais elevada prevista para hoje com 39 graus Celsius, e a mais baixa em Aveiro, com 24 graus Celsius.